Fonte: OpenWeather

    Economia


    Indicadores da CNI mostram que faturamento da indústria caiu 6,4% em abril

    Indústria- foto: arquivo/Agência Brasil
    Indústria- foto: arquivo/Agência Brasil

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta terça-feira (2) seus indicadores industriais que mostram uma queda no faturamento 6,4% em abril na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. Em comparação com o mesmo período do ano passado a queda chegou a 10,3%. Houve recuo das horas trabalhadas na produção de 0,7%, em abril. Este foi um resultado menor se comparado com abril de 2014, quando a queda chegou a 9,6%.

    Os números revelam também que a utilização da capacidade instalada caiu 0,2 ponto percentual em relação a março – na série livre de influências sazonais – e ficou em 80,6%, em abril. O indicador é menor do que o de abril do ano passado, quando registrou 81,1%. "Essas informações sugerem forte ociosidade no parque fabril", destaca a pesquisa.

    De acordo com a CNI, com o cenário, as indústrias “aceleraram o ritmo de demissões”, com indicador de emprego recuando 1% em abril ante a março – na série com ajuste sazonal – e alcançou o pior resultado desde janeiro de 2009. Na comparação com o mesmo período do ano passado a queda chega a 4,8%.

    Com isso, a massa real de salários recuou 1,7% em relação a março e 5,6% em comparação a abril de 2014. O rendimento médio real do trabalhador diminuiu 0,7% em abril ante a março – na série dessazonalizada – com queda de 0,8% na mesma comparação.

    Por Agência Brasil

    Mais lidas

    1. Pesca esportiva movimenta R$ 70 milhões em Barcelos

    2. Expectativa de crescimento favorece criação de empregos temporários no Natal

    3. Demanda por voos para os Estados Unidos cresce no Brasil

    4. Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE

    5. Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios