Fonte: OpenWeather

    Economia


    IBGE: jogos de loteria tiveram forte influência sobre inflação de junho

    Os jogos de loteria tiveram aumento de 30,80%, no mês passado- foto: Raimundo Valetim
    Os jogos de loteria tiveram aumento de 30,80%, no mês passado- foto: Raimundo Valetim

    Os jogos de loteria tiveram aumento de 30,80%, no mês passado: com isso, exerceram o principal impacto individual sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA) de junho, que aumentou 0,79% em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Considerando os meses de maio e de junho, o aumento dos jogos de loteria foi 47,50%, reflexo dos reajustes nos valores das apostas, vigentes a partir de 18 de maio. O item empregado doméstico, com alta de 0,66%, também influenciou o aumento do IPCA de junho, tendo em vista a importância desta despesa no orçamento das famílias.

    O índice de junho ficou acima da taxa de 0,74% registrada no mês de maio. Com este resultado o primeiro semestre do ano fechou em 6,17%, mais do que os 3,75% do primeiro semestre de 2014, registrando a taxa mais elevada para o período de janeiro a junho desde 2003 (6,64%).

    O IPCA é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre um e 40 salários mínimos mensais.

    Também exerceu impacto na alta do IPCA de junho o grupo transportes, que sob pressão das passagens aéreas, apresentou variação de 0,7%, sendo influenciado, ainda, pelos serviços de conserto de automóvel (1,7%), compra de automóveis usados (0,78%) e tarifas de ônibus urbano (0,4%).

    Por Agência Brasil

    Mais lidas

    1. Expectativa de crescimento favorece criação de empregos temporários no Natal

    2. Demanda por voos para os Estados Unidos cresce no Brasil

    3. Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE

    4. Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios

    5. Comércio chega ao sétimo mês de crescimento e espera alta de até 5% no fim do ano