Fonte: OpenWeather

    Economia


    Em manifestação, grupo ‘comemora’ aniversário de não convocação em concurso

    O concurso foi realizado em 2014 e foi homologado em 31 de março de 2015 – fotos: divulgação
    O concurso foi realizado em 2014 e foi homologado em 31 de março de 2015 – fotos: divulgação

    Em protesto – com direito a bolos e faixas, aproximadamente cem pessoas realizaram na manhã desta quinta-feira (31), em frente à sede da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), uma manifestação ‘comemorando’ um ano de não convocação dos 1.646 candidatos aprovados e classificados no concurso público da pasta.

    O mesmo foi realizado em agosto de 2014 e teve sua homologação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 31 de março de 2015.

    De acordo com Beatriz Pause, membro da comissão de concursados, os trâmites estão muito lentos. Ela ainda ressaltou que vagas que eram para serem ocupadas pelos concursados que foram não chamados estão sendo preenchidas por trabalhadores temporários e terceirizados.

    “Há um ano estamos nessa enrolação, só reivindicamos o nosso direito, queremos a nossa convocação. Atualmente, temos que lidar com a omissão dos órgãos públicos que fecham as portas para a comissão de concursados. Todas as vezes que protocolamos pedido de reuniões, temos o pedido negado. Isso caracteriza total falta de respeito e consideração”, disse Beatriz.

    Manifestacao-divulg

    Ainda conforme Biatriz Pause, a Susam assumiu o compromisso, durante audiência pública na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE), realizada no dia 15 de fevereiro, de iniciar a convocação dos aprovados no concurso público de 2014 até o dia 15 de março deste ano, porém, não cumpriu o acordo.

    “Agora exigimos que a Susam faça um documento oficial, estipulando a data e o prazo para a convocação. Caso não sejamos convocados, vamos fazer outras manifestações”, concluiu.

    Devido à manifestação, o trânsito ficou congestionado por aproximadamente 2h. Os agentes do Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia do Trânsito (Manaustrans) foram até ao local para orientar os condutores que trafegavam pela aérea.

    Por meio de nota a Susam informou que “vai apresentar ao governador José Melo, até esta sexta-feira (1°), a proposta para a primeira chamada do concurso realizado em 2014”.

    A secretaria ressaltou que “o certame encontra-se dentro do prazo de validade de 2 anos, que poderá ser prorrogado por igual período.  Antes de iniciar a convocação dos aprovados de 2014, a Susam precisou chamar para nomeação os aprovados remanescentes do concurso de 2005, processo que foi concluído no início deste mês”.

    Por equipe EM TEMPO Online