Fonte: OpenWeather

    Economia


    Banco Mundial reduz para 0,3% previsão de alta do PIB brasileiro

         A estimativa é 0,2 ponto percentual menor do que a feita pelo organismo em janeiro - Agência Brasil

    A economia brasileira vai crescer 0,3% neste ano, segundo previsão do Banco Mundial. A estimativa é 0,2 ponto percentual menor do que a feita pelo organismo em janeiro. A projeção do Banco Mundial é um pouco mais pessimista do que a média da estimativa dos economistas consultados semanalmente pelo Banco Central. A edição mais recente do Focus, de 26 de maio, apontava crescimento de 0,49% para o PIB deste ano.

    O organismo multilateral vê melhoras na economia brasileira (como o crescimento da indústria e das exportações, principal fator para o crescimento de 1% no PIB do primeiro trimestre), porém alerta para o crescimento da taxa de desemprego e a necessidade de fazer ajustes fiscais "significativos".

    No médio prazo, o Banco Mundial considera que o cenário para a economia brasileira está reprimido pela necessidade de empresas e setor público reduzirem seus níveis de endividamento, após o rápido aumento das dívidas antes da recessão de 2015-2016.

    Pela previsão do órgão com sede em Washington, o PIB do país vai crescer 1,8% e 2,1% no ano que vem e no próximo, respectivamente. Em ambos os casos, a projeção é menos otimista do que a média para as nações emergentes: 2,1% em 2017 e 2,5% em 2018.

    FolhaPress

    Mais lidas

    1. Expectativa de crescimento favorece criação de empregos temporários no Natal

    2. Demanda por voos para os Estados Unidos cresce no Brasil

    3. Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE

    4. Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios

    5. Comércio chega ao sétimo mês de crescimento e espera alta de até 5% no fim do ano