Fonte: OpenWeather

    Economia


    Idosos que recebem o BPC devem estar inscritos no Cadastro Único até dezembro

    Para se cadastrar, o responsável deve procurar o Cras mais próximo de casa - Divulgação

    Os idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o dia 31 de dezembro, para se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), conforme o Decreto nº 8.805, de 7 de julho de 2016. Após essa data, famílias que não estiverem inseridas ou com o cadastro desatualizado terão o benefício suspenso.

    A inserção dos beneficiários e de suas famílias no BPC permite o acesso a vários outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso. A medida tem o intuito de ampliar e controlar os recursos, identificando quem realmente necessita de assistência.

    Para se cadastrar, o responsável deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa. Famílias que já são inscritas no CadÚnico devem atualizar os dados na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), localizada na rua Ayrão com avenida Ferreira Pena, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

    Leia também: Média salarial dos idosos é a maior do país

    Documentação

    Para a realização do cadastro são necessários os documentos do responsável e dos membros da família que moram na residência: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento, Nascimento, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

    Sobre o BPC

    O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Dia do Idoso: CAIMI's preparam atividades socioeducativas e lúdicas para as pessoas da melhor idade

    Dupla que matou idoso com golpes de martelo e marreta na Zona Norte é presa

    Família procura por idoso desaparecido há 10 dias