Fonte: OpenWeather

    Copa do Mundo


    Ao vencer Inglaterra, Croácia enfrenta França na final da Copa

    No embate entre as seleções em Paris, há 20 anos atrás, os franceses levaram a melhor, venceram por 2 a 1 e acabaram campeões daquele Mundial

    Croácia vence Inglaterra e enfrenta França em final histórica para o país na Copa da Rússia | Foto: Fifa

    São Paulo (SP) – Nesta quarta (11), a Croácia cravou seu lugar na grande final da Copa do Mundo da Rússia, após vencer a Inglaterra por 2 a 1. Agora, os croatas encaram a França, que eliminou a Bélgica pelo placar de 1 a 0. A partida marcará o reencontro das seleções que protagonizaram um eletrizante jogo na semifinal da Copa de 98.

    Anfitriã daquela edição, a seleção francesa passou na liderança do grupo A, com 9 pontos, após derrotar Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. Já a equipe croata avançou na vice-liderança do grupo H, com 6 pontos, depois de vencer Jamaica e Japão, e perder para a Argentina.

    Nas oitavas, a França eliminou o Paraguai depois de vencer por 1 a 0, com gol de ouro de Laurent Blanc na prorrogação, enquanto a Croácia derrotou a Romênia pelo mesmo placar, mas no tempo regulamentar.

    Lilian Thuram (à esq.) fez os dois gols que classificou a França para a final da Copa de 1998
    Lilian Thuram (à esq.) fez os dois gols que classificou a França para a final da Copa de 1998 | Foto: Philippe Huguen/AFP

    Na fase seguinte, os franceses venceram a Itália nos pênaltis por 4 a 3, após empatarem por 0 a 0 no tempo normal. Já os croatas venceram tranquilamente a Alemanha por 3 a 0. Com isso, as duas seleções se encontraram nas semifinais da competição.

    A partida foi disputada no Stade de France, em Saint-Denis, no dia 8 de julho de 1998. Com um elenco recheado de craques como Zinedize Zidane, Didier Deschamps (atual treinador dos Bleus), Petit, Laurent Blanc, Desailly, a França foi surpreendida e começou a partida perdendo.

    Leia também: França vence Bélgica e vai à final da Copa do Mundo

    Os croatas marcaram no primeiro minuto da segunda etapa, com o artilheiro da competição Davou Suker. Entretanto um herói improvável apareceu para definir o jogo: Lilian Thuram. O jovem lateral-direito de 26 anos marcou no minuto seguinte e empatou a partida. Aos 25 minutos o defensor acertou uma linda finalização de fora da área e deu número finais ao confronto: 2 a 1.

    Os Bleus conseguiram uma vaga para as finais, enquanto os Vatreni disputaram o terceiro lugar, mas conquistaram, até então, a sua melhor campanha em uma Copa do Mundo.

    Em seguida, a dona da casa se sagrou campeã do Mundial ao derrotar o Brasil por 3 a 0. A seleção croata terminou na terceira colocação depois de vencer a Holanda por 2 a 1.

    A decisão – e reencontro de Croácia e França – da Copa do Mundo de 2018 será disputada no domingo, às 11h (de Manaus), no estádio Luzhniki. A disputa do terceiro lugar, entre Bélgica e Inglaterra, será no sábado (14), às 10h (de Manaus), no estádio de São Petersburgo.

    Leia mais

    Quarenta e cinco casos de assédio sexual foram registrados na Copa

    Seleção feminina vence Argentina e garante Pan-Americano

    Volante Andrey confia em virada do Vasco sobre o Bahia