Fonte: OpenWeather

    Esportes


    Pista de atletismo da Vila Olímpica será reaberta nesta sexta-feira

    Pintura das raias já foi encerrada e a reforma da pista de atletismo passa pelos últimos ajustes - foto: divulgação
    Pintura das raias já foi encerrada e a reforma da pista de atletismo passa pelos últimos ajustes - foto: divulgação

    A reabertura da pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus será na próxima sexta-feira (8) e não mais no sábado (9), como estava previsto, e terá a participação de Sandro Viana e Alexon Maximiano, dois dos grandes nomes amazonenses do atletismo brasileiro. Apesar da alteração, toda a programação esportiva foi mantida. A pista será reaberta às 16h, com um evento especial para celebrar o Dia Mundial do Atletismo. A competição oficial irá contar pontos para o ranking brasileiro.

    “Será uma grande festa para o atletismo e para a própria Vila Olímpica, que também se prepara para servir de centro de treinamento durante os Jogos Olímpicos do ano que vem”, destacou o diretor-presidente da FVO, Aly Almeida.

    Outro objetivo é resgatar a presença do público no complexo e retomar a prática do atletismo, desde as escolinhas.

    Uma das grandes atrações será o atleta Alexon Maximiano, 32, que foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007 (no Rio de Janeiro) e volta a competir aos poucos, depois de um longo tempo afastado das pistas.

    “Ele passou sete anos parado e agora voltou a treinar forte”, informou a presidente da Fedaeam, Marleide Borges.

    Alexon se junta a Jander Cardoso, Rodrigo Santos e Dener da Silva, todos do lançamento de dardo (adulto). O trio já está convocado para a disputa do Troféu Brasil de Atletismo, que ocorre entre os dias 14 e 17 deste mês, em São Paulo.

    Quem também está confirmado no torneio em Manaus é o velocista Sandro Viana, que irá utilizar a prova dos 100 metros para melhorar o índice, em preparação para o Troféu Brasil.

    Últimos ajustes

    Todo o processo de pintura das raias já foi encerrado e a reforma da pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus passa pelos últimos ajustes, que vão desde a recuperação dos alambrados e corte da grama, à retirada de entulhos.

    O material retirado é resultado do que sobrou com a reforma e foi colocado provisoriamente na área de manutenção da Vila, para que seja retirado pelo serviço de limpeza pública.

    “O professor Aly já encaminhou ofício e a prefeitura deve fazer a retirada do entulho nos próximos dias”, informou o coordenador das escolinhas de iniciação esportiva, professor Everardo Rezende.

    Reforma

    Reinaugurada no dia 23 de março de 2006, com a realização do Meeting Internacional, evento que contou com a presença de atletas brasileiros e sul-americanos, a pista da Vila Olímpica teve de passar por uma nova reforma, que começou há dois anos e sofreu interrupções necessárias. O custo da obra está estimado em R$ 6 milhões.

    Mais lidas

    1. Treinadores reclamam da arbitragem no Amazonense de base

    2. Judoca amazonense disputa Mundial Júnior na Croácia

    3. Inscrições para 8º edição da Corrida Cidade de Manaus abrem nesta quarta

    4. Dificuldades em aprender Matemática? Escola promove Festival de Xadrez para auxiliar o aprendizado de alunos

    5. Brasil mantém 2ª lugar de ranking da Fifa; cabeças de chave são confirmados