Fonte: OpenWeather

    Esportes


    Teixeira recebeu dinheiro de empreiteiras do Qatar, diz revista

    Segundo a revista "World Soccer", autoridades brasileiras descobriram nesta segunda-feira (15) evidências que ligariam o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira a pagamentos feitos por empresas do Qatar que se beneficiariam da escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2022.

    Um indiciamento contra o ex-dirigente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) revelou que Teixeira tinha uma conta bancária secreta em Monaco com 30 milhões de euros (pouco mais de R$ 105 milhões, no câmbio atual), diz a revista.

    Teixeira, que votou a favor do Qatar na escolha da sede do Mundial de 2022, negou que sua decisão tenha sido influenciada, afirma a "World Soccer". Segundo ele, a conta foi aberta dois anos após a eleição, e que continha somente fundos advindos do Brasil.

    O nome do ex-dirigente também é citado na investigação da polícia suíça que apura denúncias de corrupção no processo de escolha sedes dos Mundiais de 2018, na Rússia, e 2022, no Qatar.

    As autoridades suíças investigam um amistoso entre Brasil e Argentina -em 17 de junho de 2010 em Doha, no Qatar- que teria servido como uma forma de repasse US$ 2 milhões para a AFA (Associação Argentina de Futebol).

    A partida foi realizada duas semanas antes de o país árabe ser eleito como sede da Copa.

    Assim como Teixeira, o então presidente da AFA Julio Grondona admitiu ter votado a favor do Qatar.

    No fim de 2014, o comitê de ética da Fifa citou nominalmente o amistoso em um relatório sobre as denúncias de corrupção na escolha das sedes.

    O documento diz que a partida serviu para o repasse de dinheiro para a AFA, mas absolve a candidatura Qatar-2022 de ter usado essa transação para comprar voto -a investigação apontou que o pagamento foi feito por um "conglomerado financeiro do Qatar", e não pelos responsáveis diretos pelo Mundial.

    Por Folhapress

    Mais lidas

    1. Treinadores reclamam da arbitragem no Amazonense de base

    2. Judoca amazonense disputa Mundial Júnior na Croácia

    3. Inscrições para 8º edição da Corrida Cidade de Manaus abrem nesta quarta

    4. Dificuldades em aprender Matemática? Escola promove Festival de Xadrez para auxiliar o aprendizado de alunos

    5. Brasil mantém 2ª lugar de ranking da Fifa; cabeças de chave são confirmados