Fonte: OpenWeather

    Esportes


    Manaus recebe lenda do basquete em palestra

    Antônio Carlos Barbosa conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney, em 2000 - foto: divulgação
    Antônio Carlos Barbosa conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney, em 2000 - foto: divulgação

    Com a missão de fomentar a prática e o desenvolvimento do basquete em Manaus, o ex-jogador e técnico de basquete, Antônio Carlos Barbosa, ministra a ‘Clínica de Basketball’ a partir desta sexta-feira (6) em Manaus. Amanhã haverá um aulão no ginásio Dom Pedro em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h. A intenção é aperfeiçoar as técnicas de jogo e incentivar a troca de experiências da modalidade no Estado.

    “A ideia é intensificar a prática da modalidade no Estado e aperfeiçoar o conhecimento dos atletas e treinadores. O Barbosa é uma das maiores referencias técnicas da seleção brasileira feminina e masculina da história”, disse Ali Assi, um dos coordenadores do evento.

    O presidente da Federação de Basketball do Amazonas (Febam), Jonas Oliveira, explica que esse projeto é essencial para desenvolver o basquete no Amazonas. “Reconhecemos que estamos um pouco longe de ser uma grande potência na modalidade. A vinda dele servirá para troca de experiência. O nosso intuito é melhorar a qualidade técnica dos atletas amazonenses e melhorar o nível dos mesmos”, destacou.

    Sobre a participação do Amazonas em competições nacionais, Jonas disse que a maior dificuldade é a falta de praças esportivas que atendam de maneira adequada os fãs e praticantes de basquete no Estado. “Apesar de termos o apoio da prefeitura, o que ainda é pouco, para atender a nossa questão, a maior dificuldade que temos hoje em dia é falta de lugares para prática e desenvolvimento da modalidade, para que possamos aperfeiçoar e disputar competições nacionais futuras”, ressaltou.

    As inscrições para a ‘Clínica Basketball’ serão realizadas até as 18h desta sexta-feira no colégio La Salle. As entradas custam R$ 60 (público geral) e R$ 30 (acadêmicos de educação física). No caso da segunda opção, será necessário um documento que comprove a solicitação.

    Trajetória

    Antônio Carlos Barbosa é uma das referências no basquete nacional. Foi um dos mais importantes treinadores da modalidade do Brasil. Nasceu na cidade de Bauru (SP), em 14 de abril de 1945 e comandou a seleção brasileira feminina em 426 jogos oficiais, acumulando 318 vitórias. Nesse período, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, e o 4º lugar em Antenas, quatro anos mais tarde. Foi campeão do pré-olímpico, em 2003, e bicampeão da Copa América (1997 e 2001).

    Por Lindivan Vilaça

    Mais lidas

    1. Treinadores reclamam da arbitragem no Amazonense de base

    2. Judoca amazonense disputa Mundial Júnior na Croácia

    3. Inscrições para 8º edição da Corrida Cidade de Manaus abrem nesta quarta

    4. Dificuldades em aprender Matemática? Escola promove Festival de Xadrez para auxiliar o aprendizado de alunos

    5. Brasil mantém 2ª lugar de ranking da Fifa; cabeças de chave são confirmados