Fonte: OpenWeather

    Esportes


    Brasil enfrenta Bolívia amanhã em La Paz nas eliminatórias da Copa

    Os brasileiros enfrentam os bolivianos com a classificação e a liderança do torneio garantidas antecipadamente, com 37 pontos ganhos em 16 jogos - Divulgação

    Preocupada com a altitude, a seleção brasileira faz, nesta quinta-feira (5), a penúltima partida das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, contra a Bolívia, em La Paz. Os brasileiros enfrentam os bolivianos com a classificação e a liderança do torneio garantidas antecipadamente, com 37 pontos ganhos em 16 jogos, nos quais obteve 16 vitórias, quatro empates e uma derrota; marcou 38 gols, sofreu 11 e tem um saldo de 27, totalizando 77,1% de aproveitamento.

    Já a Bolívia, com aproveitamento de 27,1%, está em penúltimo lugar, sem chances de classificação, à frente somente da Venezuela, com 13 pontos marcados apenas, somando quatro vitórias, um empate e 11 derrotas. A seleção boliviana marcou 14 gols e sofreu 34, o que representa um saldo negativo de 20 – três a mais do que a própria Venezuela, lanterna das eliminatórias.

    Esse retrospecto garante um amplo favoritismo ao Brasil, que venceu o último confronto por 5 a 0, em Natal, no primeiro jogo das eliminatórias entre as duas equipes, e leva grande vantagem na história dos jogos com os bolivianos. Em 28 partidas, foram 20 vitórias, com 96 gols marcados, contra cinco derrotas e 25 gols sofridos, além de três empates.

    Leia também: Tite faz três mudanças na seleção para jogo com a Bolívia

    O jogo começará às 17h (horário de Brasília) - Reprodução

    Mas o que preocupa a seleção brasileira são os 3,6 mil metros acima do nível do mar em La Paz. Por isso, a seleção viajou hoje (4) do Rio de Janeiro para Santa Cruz de La Sierra, a 416 metros de altitude, e só irá para La Paz pouco antes do jogo, para diminuir os possíveis efeitos que a altitude da capital boliviana terá sobre o time.

    O Brasil está escalado com Alisson, Daniel Alves, Tiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Phillipe Coutinho; Neymar e Gabriel Jesus. O jogo começará às 17h (horário de Brasília). Depois a seleção brasileira viaja para São Paulo, onde, na próxima terça-feira (10), encerrará a campanha das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia de 2018, em partida contra o Chile.

    Os outros jogos da rodada são: Colômbia x Paraguai; Chile x Equador; Argentina x Peru e Venezuela x Uruguai. A classificação é a seguinte: em primeiro lugar, está o Brasil, com 37 pontos; em segundo, o Uruguai, com 27; em terceiro, a Colômbia (26); em quarto, o Peru (24); em quinto, a Argentina (24); em sexto, o Chile (23); em sétimo, o Paraguai (21); em oitavo, o Equador (20); em nono, a Bolívia (13); em 10º, a Venezuela (8).

    Jorge Wamburg
    Agência Brasil

    Leia mais

    Seleção Brasileira realiza treino fechado na Arena da Amazônia e se despede de Manaus

    Seleção Brasileira arrasta 35 mil torcedores para Arena da Amazônia

    Restam poucos ingressos para treino da seleção brasileira em Manaus

    Mais lidas

    1. Treinadores reclamam da arbitragem no Amazonense de base

    2. Judoca amazonense disputa Mundial Júnior na Croácia

    3. Inscrições para 8º edição da Corrida Cidade de Manaus abrem nesta quarta

    4. Dificuldades em aprender Matemática? Escola promove Festival de Xadrez para auxiliar o aprendizado de alunos

    5. Brasil mantém 2ª lugar de ranking da Fifa; cabeças de chave são confirmados