Fonte: OpenWeather

    Ação de Infraestrutura


    Prefeitura aumenta mutirões de infraestrutura nas zonas Norte e Leste

    Comunidades receberam os serviços de tapa-buracos, drenagens profundas com a implantação de meio-fio, sarjetas, desobstrução de bueiros, instalação de tampas de bueiros e asfaltamento

    Comunidades receberam diversos serviços de infraestrutura | Foto: Diego Caja/Seminf

    Manaus - A Prefeitura de Manaus intensifica os serviços de infraestrutura nos bairros da zona Leste e Norte da cidade. Tapa-buracos, drenagens profundas com a implantação de meio-fio, sarjetas, desobstrução de bueiros, instalação de tampas de bueiros e asfaltamento estão entre as ações executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) nas localidades.

    No bairro Novo Aleixo, a comunidade recebe serviço de tapa-buracos em regime de mutirão. Os trabalhos foram iniciados no mês passado e estão a todo vapor. Ao todo, por dia, as obras são executadas em cinco ruas, sempre com manutenção e serviços básicos.

    Leia também: Cidade do aço: Siderama é saqueada em plena luz do dia em Manaus

    São 40 toneladas de massa asfáltica diariamente, além do uso de pedra rachão para as áreas que necessitam de maior atenção. Outro bairro que também recebe as equipes da prefeitura é o São José Operário, incluindo suas comunidades.

    O serviço de tapa-buracos também está ocorrendo nas vias do Zumbi dos Palmares, nas ruas Irmã Creuza e Antenor Cavalcante; no Jorge Teixeira, na rua Bromélia, no conjunto João Paulo, na rua Gergelim; no Coroado, no conjunto Petro e na segunda etapa do São José, nas ruas 1, 2 , 3 e 4.  Já a rua Carlos Braga, também no Jorge Teixeira, está recebendo o serviço de drenagem superficial, que compreende a construção de meio-fio, sarjeta e canaleta. 

    O secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, afirmou que os serviços continuarão ativos em todas as zonas da cidade. “Vamos continuar com o planejamento estratégico de mutirão de tapa-buracos, sempre cumprindo com celeridade e qualidade nossas ações, atendendo assim todas as zonas de Manaus, como determina o prefeito Arthur Virgílio Neto”, destacou.

    Ações mais complexas

    Ainda na zona Leste, outras áreas estão recebendo serviços de drenagens profundas, como a rua 31 de maio, no Tancredo Neves e as ruas Demer e Florentino Pereira, no Puraquequara.

    Na rua 31 de maio, os trabalhos atingem 90 metros da rede e já começam a empolgar os moradores da área. “Do lado da minha casa havia um buraco e quando chovia, alagava a área e a estrutura de outras residências. Sei que em breve teremos um bairro mais bonito e seguro para vivermos”, disse a dona de casa, Rosanei Teixeira, de 57 anos.

    No Puraquequara, os serviços realizados nas duas vias já somam 60 metros de drenagens. Nos próximos dias haverá na rua Demer o preparo de canaletas, sarjetas e meio-fio, que ajudarão no correto  escoamento das águas das chuvas. A previsão é de que até o fim deste mês, a rua Florentino Pereira também receba estes outros serviços.

    A professora Joquebede Mamoud, moradora do local há 17 anos, diz que agora está satisfeita com os serviços. “Fico feliz porque vamos agora poder desfrutar de um bairro com mais segurança e  melhor estruturado”, completou.

    *Com informações da assessoria 

    Leia mais: 

    Preconceito e conquistas: garis contam histórias de luta

    Como chamar uma pessoa que não se identifica com o sexo que nasceu?

    SMTU orienta sobre mudanças em linhas de ônibus nesta quarta