Fonte: OpenWeather

    Natal


    Concurso 'Árvore Mais Bonita' mobiliza moradores de residenciais em Manaus

    A montagem da árvore de Natal dos parques do Prosamim acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro

    Este é o terceiro ano do concurso “Árvore Mais Bonita” e o parque vencedor é premiado | Foto: LUCAS SILVA/SRMM

    O Natal se aproxima e o concurso “Árvore Mais Bonita” tem mobilizado moradores dos parques residenciais Liberdade, Cajual, Mestre Chico e São Raimundo, que integram o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Amazonas.

    No Mestre Chico 2, quem se reúne para confeccionar os enfeites são as mulheres do “Clube de Mães”, que tem encontros de segunda a sexta-feira e a produção está em ritmo intenso. A atividade faz parte do calendário de ações previsto para a organização do “Natal no Parque”, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

    Utilizando materiais reciclados, o grupo, formado por aproximadamente 15 mulheres que moram nos residenciais Mestre Chico 1 e 2 e entornos, produz adornos cheios de brilho e cor, que darão ainda mais vida ao parque, no período natalino. “Elas estão empenhadas em trazer a vitória para o Mestre Chico, já que no ano passado quem levou foi o Parque Liberdade. Desta vez, vamos mostrar força total para sermos campeões”, disse Raimunda Gaia, assistente social da base de atendimento do Mestre Chico.

    Leia também: Adolescente mata amigo estrangulado por causa de drogas na porta de delegacia

    O grupo é formado por aproximadamente 15 mulheres que moram nos residenciais Mestre Chico 1 e 2 e entornos,
    O grupo é formado por aproximadamente 15 mulheres que moram nos residenciais Mestre Chico 1 e 2 e entornos, | Foto: LUCAS SILVA/SRMM

    Moradora do Prosamim, a dona de casa Jakemília Oliveira da Silva, 37, frequenta a base há um ano e é uma das mais motivadas para ganhar o concurso. “Ano passado mudei para o parque já no dia da festa de Natal e não pude participar do processo de produção dos enfeites. Mas me sinto muito feliz em poder estar colaborando agora. Esperamos que o Mestre Chico ganhe, estamos trabalhando para isso”, afirmou ela, que mora em uma das unidades habitacionais com o marido, três filhos, genro e neta.

    Artesanato como fonte de renda

    Raimunda Gaia é assistente social, mas também atua como instrutora de artesanato da base. Ela conta que, além de embelezar a árvore de Natal do parque, os produtos também são comercializados pelas artesãs. “Elas também estão confeccionando peças para adquirir renda para o grupo e para elas próprias, como complemento no orçamento doméstico. Parte do que for feito será exposto e vendido na nossa festa de Natal, dia 13 de Dezembro”, antecipou.

    Preparativos

    A montagem da árvore de Natal dos parques do Prosamim acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro, pois todas precisam estar prontas no primeiro dia do mês de dezembro. Este é o terceiro ano do concurso “Árvore Mais Bonita” e o parque vencedor é premiado. A votação acontece exclusivamente pelo Facebook e os moradores se mobilizam para pedir votos aos amigos, parentes, conhecidos e vizinhos.

    O evento “Natal no Parque”, realizado em diversos residenciais do Prosamim, tem programação extensa, que conta com apresentação de corais, música ao vivo, encenação teatral, feira de artesanato e outras atividades.

    Leia mais:

    Após estuprar duas filhas, homem é preso novamente

    Homens levam cerca de R$ 20 mil em equipamentos de som de igreja na Raiz

    Limpador de vidros é preso após ameaçar motoristas que recusavam serviço; isso já aconteceu com você?