Fonte: OpenWeather

    Patrulhamento


    Amazonino entrega 51 viaturas para reforço da segurança na Zona Norte de Manaus

    As zonas Oeste, Centro-Oeste, Sul e Centro-Sul serão as próximas áreas contempladas na capital

    A Zona Norte é a segunda a ter o novo modelo de policiamento, que é uma das medidas prioritárias da política de segurança de Amazonino | Foto: Marcely Gomes

    O governador Amazonino Mendes entregou mais 51 viaturas, entre novas e revitalizadas, que irão reforçar o patrulhamento em onze bairros da Zona Norte de Manaus. A cerimônia aconteceu, na manhã desta terça-feira (14), no residencial Viver Melhor 1, no bairro Lago Azul. A Zona Norte é a segunda a ter o novo modelo de policiamento, que é uma das medidas prioritárias da política de segurança de Amazonino. 

    "Temos um compromisso firme e vamos resolver um dos problemas mais sérios que aflige o nosso povo que é a falta de segurança. Essa onça eu irei matar. Com quarenta dias de gestão estou satisfeito com os resultados e com as respostas, acredito que isto é mais do que eu esperava, pois os dois locais mais populosos de Manaus já contam com o reforço no policiamento. Isso é apenas o começo dos trabalhos que iremos desenvolver na capital e no interior", disse o governador. 

    Segundo o secretário de Segurança Pública e vice-governador, Bosco Saraiva, o reforço no policiamento ostensivo é resultado da reorganização do sistema de segurança publica, com a otimização do trabalho da polícias civil e militar, apoiada pelo uso da tecnologia. 

    Leia também: Adolescente mata amigo estrangulado por causa de drogas na porta de delegacia

    A Zona Norte é a segunda a ter o novo modelo de policiamento, que é uma das medidas prioritárias da política de segurança de Amazonino
    A Zona Norte é a segunda a ter o novo modelo de policiamento, que é uma das medidas prioritárias da política de segurança de Amazonino | Foto: Marcely Gomes

    "Vamos agir nessas áreas com um efetivo de 540 policiais, além das forças especiais, vamos contar com o apoio da comunidade, que será prioridade na estratégia para combater a criminalidade", disse Bosco. O secretário ainda ressaltou que o residencial vai contar com o apoio de uma carreta do Comando Integrado de Comando e Controle (CICC), que irá auxiliar com o patrulhamento em tempo real. "As carretas irão emitir informações permanentes ao centro de informações da polícia, o que deve facilitar as ações dos policiais de forma imediata. Vamos mostrar para os criminosos que quem manda é o Estado", finalizou o secretário.

    Os moradores aprovaram a iniciativa e esperam ter de volta a sensação de segurança  na comunidade. "Estávamos precisando dessa atenção, sabemos que não vai acabar com a criminalidade, mas somos gratos pelos olhares voltados à nossa comunidade", disse a presidente da 1ª etapa do residencial Vive Melhor, Nara Numbia Garcia. 

    Amazonino garante que vai resolver o problema da segurança no Estado
    Amazonino garante que vai resolver o problema da segurança no Estado | Foto: Marcely Gomes

    As viaturas possuem tecnologia embarcada, como GPS e câmeras internas e externas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Os veículos realizarão a ronda ostensiva em 43 setores. O uso da tecnologia vai permitir mais efetividade ao trabalho de policiais militares de seis Cicons e dos DIPs da área que vão patrulhar diuturnamente as ruas dos bairros Cidade Nova, Cidade de Deus, Nova Cidade, Novo Israel, Colônia Santo Antônio, Colônia Terra Nova Nova, Santa Etelvina, Lago Azul, Monte das Oliveiras, Viver Melhor e Novo Aleixo. 

    Os bairros da Zona Leste receberam o reforço no mês passado e já registraram resultados positivos. Segundo os dados da Secretaria de Segurança Publica (SSP-AM), houve uma  redução no indicie de homicídios. No mês de outubro deste ano o número caiu 33% em relação ao mesmo período de 2016, mesmo potencial de queda no registro de tentativa de homicídio. O número de furtos apresentou diminuição de  60%¨no mesmo período, quando também houve redução de  39% em casos de roubos e furtos a estabelecimentos comerciais. 

    As zonas Oeste, Centro-Oeste, Sul e Centro-Sul serão as próximas áreas contempladas na capital.   

    Leia mais:

    Após estuprar duas filhas, homem é preso novamente

    Homens levam cerca de R$ 20 mil em equipamentos de som de igreja na Raiz

    Limpador de vidros é preso após ameaçar motoristas que recusavam serviço; isso já aconteceu com você?