Fonte: OpenWeather

    exame


    Chuva e correria marcam segundo dia do ENEM 2017 em Manaus

    Chegada dos últimos participantes em três escolas foi corrida

    Correria para entrar no local de prova Enem 2017 | Foto: Janailton Falcão

    Mais de 165 mil alunos se inscreveram para prestar o Enem no Amazonas. No primeiro dia de prova, no último dia 5, resultou na maior abstenção de participantes. No entanto neste domingo (12), por conta de uma forte chuva, muitos chegaram cedo, mas a estimativa é que dezenas foram prejudicados.

    Na Escola Estadual Petrônio Portela, localizado no Dom Pedro II, as pessoas chegaram bem na hora da chuva e já corriam direto para dentro da escola. A maioria estava preparada para realizar o exame, com mais de uma caneta e os famosos "lanchinhos" indicados para fazer na hora da prova.

    Um exemplo foi o da dona de casa Silvana Silva, de 46 anos, que levou a filha Juliana Silva, de 16 anos, para prestar pela primeira vez o exame e chegou bem antecipada, porém na hora da chuva. Juliana contou que está ansiosa e mesmo gripada veio na chuva para fazer a prova. "O problema maior foi esse temporal, mas ainda bem que moro perto e minha mãe me trouxe com guarda-chuva. Estou me sentindo preparada".

    Leia também: Cantando Adele, Yasmim Rodrigues vence a 4 ª eliminatória do Arte Music

    Na Escola Estadual Francisca Botinelly Cunha e Silva, localizada no bairro Dom Pedro, as pessoas também já entravam direto na escola às pressas, pois estavam fugindo da chuva.

    Já no IEA, no Centro da cidade, muitos participantes chegaram antes da chuva cair. Como Hugo Coelho, de 28 anos que contou que não se preparou para o Enem, mas que sonha em fazer fotografia. "Não me preparei, mas mantenho os conhecimentos gerais e vim cedo para não perder a prova". 

    No local, apenas três pessoas chegaram faltando um minuto para fechar os portões e todas conseguiram após darem uma corrida para enfim conseguir entrar.

    Até 11h30, em frente ao IEA e apenas um rapaz chegou atrasado. Ao perceber a movimentação da imprensa no local, ao subir a rampa da escola, deu a volta e acabou indo embora. 

    No Amazonas

    As 13 cidades do Amazonas que têm o fuso horário pelo Estado do Acre, os portões foram fechados às 10h, como em Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini, Lábrea e Tabatinga.

    1° Dia

    No Amazonas, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio ficou com 39,30% de abstenção de candidatos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No total, 64.876 pessoas faltaram à prova, aplicada no domingo (5). 

    O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de acesso para vagas no ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal.

    Leia mais:

    Guto Lima: o novo fenômeno da música brega em Manaus

    Passou um ano ralando preocupado com o Enem?Agora vem festejar

    Celso Kamura vem a Manaus para evento de beleza na Fametro