Fonte: OpenWeather

    Práticas


    Zumba, aeroboi ou dança de salão? O importante é dançar!

    Além de auxiliar no emagrecimento e tonificar o corpo, a dança pode ser um bom estímulo para a memória

    A zumba virou a sensação nas academias e entre a mulherada | Foto: DIEGO CAJA

    A dança é conhecida por ser uma atividade lúdica que trabalha todo o corpo, proporcionando prazer e bem-estar aos praticantes. E se você está pensando em começar a se exercitar e não sabe a atividade que deve escolher em meio a este universo repleto de estilos, performances, sons e movimentos, confira abaixo três modalidades que podem te ajudar a perder peso, definir o corpo e melhorar a autoestima.

    Zumba

    Originária da Colômbia, a zumba é um conjunto de dança e fitness que trabalha vários ritmos junto a movimentos de aeróbica.

    Dentro de sua origem latina, na zumba são usados movimentos de ritmos como Salsa, Cumbia, Reggaeton e Merengue.

    Com o tempo, outros ritmos como Tango, Samba, Soca e Afro foram introduzidos na zumba.

    Leia também: Sejel faz balanço dos primeiros 40 dias de nova gestão


    Uma aula de zumba tem o poder de trabalhar todo o corpo atuando positivamente no sistema cardiorrespiratório, psicológico e, se a modalidade for levada a sério, pode até mesmo ser uma ajuda para o emagrecimento.

    Conhecida ser por ser uma dança alegre, rica em coreografias que mesclam movimentos vindos de outras modalidades.
    Conhecida ser por ser uma dança alegre, rica em coreografias que mesclam movimentos vindos de outras modalidades. | Foto: Felipe Castelo

    De acordo com o instrutor de dança e educador físico Junior Zouker, 29, em uma aula de zumba é possível perder de 600 a 1200 calorias.

    Essa busca como atividade auxiliar na perda de peso tem sido uma constante não só em Manaus, mas em todo país. O ritmo virou febre principalmente entre as mulheres.

    O professor afirma que, por ser uma atividade de alto impacto, em um mês já é possível ver os resultados.

    “ A zumba é excelente para quem procura atividade física focada no emagrecimento, pois ela auxilia nesse processo e o melhor é que isso acontece de uma forma lúdica, prazerosa,” explica Junior.   

    Para a autônoma Ana Cláudia, 32, a zumba tem sido a motivação para não parar com os exercícios físicos. Ana, pratica zumba há pelo menos seis meses. Segundo a autônoma, a escolha pela zumba como auxilio para o emagrecer foi principalmente pela forma lúdica com que a atividade é realizada.

    Ana Cláudia já perdeu aproximadamente 50 quilos e não pretende parar com atividade tão cedo. "Eu estou muito satisfeita com minha escolha. Aprendi a dançar, me socializo mais, estou mais disposta e feliz", diz Claudia.

    A zumba melhora da circulação sanguínea; ajuda no controle da ansiedade; aumento da flexibilidade; alto gasto calórico; elimina toxinas; trabalha grupos musculares; proporciona bem estar.


    Dança de Salão

    De origem européia, mas popularizada entre negros americanos ao som do Jazz, a dança de salão é um estilo que também é chamada de dança social.

    Ela é conhecida por ser bailada a dois (par ou casal). Dentre as danças de salão mais popularmente conhecidas no Brasil estão o forró, bolero, gafieira e salsa.

    Geralmente não existe contra indicação para praticar este estilo, exceto casos mais específicos de não indicação médica.

    De acordo com a bailarina e professora de dança de salão Priscilla Espíndola, embora seja uma dança praticada por casal,  a maior procura é pelo público feminino, porém, o número de homens que optam pela dança como atividade física tem crescido ao longo dos anos. 

    A professora Priscila Espíndola e seu partner exercitam-se todos os dias com a dança de salão.
    A professora Priscila Espíndola e seu partner exercitam-se todos os dias com a dança de salão. | Foto: Aluísio Magalhães

    Priscilla aponta a dança de salão como um ótimo recurso para quem quer tonificar o corpo, pois trabalha especialmente os membros inferiores, tonifica os músculos posteriores e o abdômen.

    "Danço há anos e foi a dança que praticamente tonificou meu corpo. O bom também é que dançando ativo meu sistema circulatório e consequentemente o funcionamento do corpo melhora", explica ela. 

    Mas os benefícios da dança não apenas físicos. A bailarina explica que por ser uma dança que exige o contato com o outro, ela promove benefícios até psicológicos, uma vez que induz à socialização e o confiar no parceiro. 

    "Muitas pessoas q sofrem de depressão,  transtornos complusivos, entre outros, buscam na dança  um modo de complementar ou mesmo tratar suas dificuldade e problemas," observa Priscilla.

    A dança de salão melhora a musculatura; trabalha a coordenação motora; aumenta o preparo físico; trabalha o cardiovascular; aumenta autoestima.

    Aeroboi

    E impossível falar de dança no Amazonas e não falar de boi bumbá. O ritmo do dois pra lá e dois pra cá que arrebatou os amazonenses na década de 90, ainda é muito procurado nas academias de Manaus.

    Conhecida ser por ser uma dança alegre, rica em coreografias que mesclam movimentos vindos de outras modalidades.

    O boi bumbá nas academias virou areoboi. Uma espécie de exercício físico embalado ao rítmo da toada que em uma hora de aula faz perder até 1000 calorias.

    Graduado em  dança e parintinense da gema, Andrew Rogger Azevedo,  indica o aeroboi para aqueles que queiram obter maior resistência física  e também trabalhar a memória. 

    " O boi bumbá e até mesmo o aeroboi tem uma particularidade porque trabalha-se muito a questão coreográfica, sequencia de movimentos e isso faz com que a pessoa exercite também a parte cognitiva do cérebro,". ressalta Rogger. 

    Como profissional da dança, Andrew aconselha aos iniciantes passarem por avaliações médicas. Ele explica que por vezes , o corpo não está apto a receber uma sequencia de exercícios seja ela no âmbito da dança ou não.

    No aeroboi há grande aumento da resistência física; a atividade trabalha o autoestima; estimula a autoconfiança; queima gordura; tonifica a musculatura inferior e superior; trabalha a respiração; anti-estresse; exercita a memória.

    "Eu indico o areoboi. Um exercício alegre, da nossa terra,  totalmente benéfico que mexe com o corpo inteiro  conciliando a perda de peso e tonificação dos músculos" incentiva o professor. 

    Leia Mais: 

    Falta de profissionalismo diz aderbal lana apos jornalistanoticiar sua morte em Manaus

    Esforço intenso pode causar lesao grave e potencialmente fatal

    Video mostra alunas trocando socos dentro da sala em escola publica de Manaus