Fonte: OpenWeather

    Emagrecimento


    Conheça 5 sucos poderosos que ajudam a emagrecer

    O EM TEMPO ouviu uma nutricionista e uma nutróloga, especialistas no assunto, para que esclarecessem os benefícios de cinco sucos, aclamados como úteis na perda de peso.

    Os especialistas afirmam que os sucos não fazem milagres, depende da dieta do individuo | Foto: Divulgação

     Muitos sucos podem ser aliados nas dietas de emagrecimento, devido a riqueza nutricional das frutas. Algumas possuem propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo, outras contam com propriedades diuréticas. Além disso, há frutas que possuem muitas fibras que atuam no trânsito intestinal e promovem a desintoxicação do organismo.

    O EM TEMPO ouviu uma nutricionista e uma nutróloga, especialistas no assunto, para que esclarecessem os benefícios de cinco sucos, aclamados como úteis na perda de peso.

    As profissionais disseram que sozinhos, os sucos não fazem milagres. Tudo depende da disciplina do candidato à perda de peso em seguir uma dieta, mas os sucos podem ajudar no emagrecimento, devido as 

    Confira 5 sucos que podem ser aliados na perda de peso:

    Suco de limão

    A fruta é rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro)
    A fruta é rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro) | Foto: Reprodução

    A nutricionista Érica da Silva diz que o suco de limão é prático e fácil de preparar. Segundo ela, o suco tem alto poder anti-inflamatório, o que auxilia na queima de gordura.

    “É uma fruta que possui poucas calorias, o que contribui na perda de peso. Outro fator que ajuda no emagrecimento e o pH entre o limão e o suco gástrico que são muito similares. Isso contribui para melhor digestão dos alimentos e ajuda no rejuvenescimento da pele".

    A profissional ressalta que a fruta é rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro). Além disso, o limão contém uma boa quantidade de potássio e cálcio. “ O suco protege o corpo de doenças degenerativas, diminui o inchaço e pressão arterial, abate a dor da gota e reumatismo por suas propriedades anti-inflamatórias”.

    A especialista enfatiza que o limão pode erodir o esmalte dos dentes, por isso nunca tome o suco puro. Deve ser sempre combinado com água.

    A receita indicada pela nutricionista é cortar dois limões em formato de cruz (retirar as sementes e parte branca). Bater o limão com casca, no liquidificador, com um litro de água gelada e cubos de gelo.

    Suco de caju
    | Foto: Reprodução

    Muito antes do descobrimento do Brasil, os indígenas já se deliciavam com o caju. Fruta riquíssima em nutrientes e com baixa carga glicêmica. Além de ajudar a emagrecer, o suco de caju auxilia na modulação do colesterol, diminuindo radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. A fruta é rico em vitamina C, cálcio, selênio, fósforo e ferro.

    De acordo com a nutricionista o modo de preparo é simples. Três cajus para cada litro de água. Lave bem os cajus, retire as castanhas e corte a fruta em cubos. Coloque no liquidificador com água e bata tudo. Tomar sem coar e sem açúcar.

    Suco de maracujá

    O suco tem vários benefícios para estética, por ser rico em vitamina A, B2, B6 ajudando na saúde da pele
    O suco tem vários benefícios para estética, por ser rico em vitamina A, B2, B6 ajudando na saúde da pele | Foto: Reprodução

    A fruta é agradavelmente doce e ácida ao mesmo tempo. Chamada de fruta da paixão pelos americanos, seu aroma e sabor são únicos e inconfundíveis, assim como as suas propriedades nutritivas. De acordo com nutricionista, a fruta contém baixo índice glicêmico, alta quantidade de fitoquímicos.

    “ O suco de maracujá pode auxiliar no emagrecimento por ser repleto de antioxidantes como a vitamina A e C e apresentar propriedades diuréticas, além de de ser uma fruta com baixas calorias. As sementes do maracujá são completamente comestíveis, a ideia é bater a polpa da fruta e coar somente uma vez para tirar o excesso das sementes e sempre sem açúcar", recomenda.

    A especialista relata que, além de auxiliar no emagrecimento, o suco tem vários benefícios para estética, por ser rico em vitamina A, B2, B6, ajudando na saúde da pele, crescimento e saúde do cabelo.

    Suco verde

    Este suco é uma forte opção para quem busca emagrecer, por ser rica em nutrientes e fibras.
    Este suco é uma forte opção para quem busca emagrecer, por ser rica em nutrientes e fibras. | Foto: Reprodução

    Não é à toa que tanta gente adota o suco verde para emagrecer e o incluem na dieta alimentar cotidiana. Muitos problemas podem ser minimizados ou resolvidos com este suco. É uma excelente opção para quem busca emagrecer, por ser rica em nutrientes e fibras. 

    A nutricionista conta que o suco verde composto com folhas verdes escuras, por exemplo, como a couve, é rico em substâncias antioxidantes que podem combater os radicais livres.

    “Componente importante é o ácido fólico e vitamina do complexo B, necessários para manutenção do sistema nervoso. O pepino ajuda a saciar a fome por mais tempo e melhora a digestão. Gengibre é um alimento termogênico, que auxilia acelerando o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal”, disse.

    Os ingredientes para o suco são: 1 folha de couve + 1/2 de pepino + 1 colher de chá de gengibre + 1 maça + 150 ml água de coco. Bater tudo liquidificador.

    Suco de goiaba

    A quantidade de vitamina C da goiaba é 3x maior que da laranja
    A quantidade de vitamina C da goiaba é 3x maior que da laranja | Foto: Reprodução

    O último suco da lista, traz uma boa notícia para quem quer emagrecer. A goiaba contém pouquíssimas calorias. A fruta é uma ótima fonte de vitamina C, licopeno, folato, potássio e fibra. Uma estratégia antioxidante para estimular fatores envolvidos na oxidação (quebra) de gordura.

    A especialista relata outro benefício da goiaba. “É uma fruta rica em vitamina A, que garante uma pele bonita e boa visão, tem cálcio que é fundamental para os ossos e dentes,além disso a goiaba conta com uma grande concentração de fibra, que melhora o transito e saúde intestinal. A quantidade de vitamina C da goiaba é 3 vezes maior que da laranja, vitamina que auxilia o sistema imunológico”, explica Érica. 

    O modo de preparo indicado pela profissional é usar duas goiabas grandes (retirando as sementes) mais dez folhas de hortelã com 600 ml de água. Tendo isso em mão, é só bater no liquidificador as goiabas com casca e hortelã. Lembrando que não deve ser coado e nem adoçado.

    Nutróloga

    A Nutróloga Bruna D’Ávila, explicou que somente os sucos não ajudam emagrecer. De acordo com a profissional, um dos pilares para o desenvolvimento de Obesidade é a má alimentação, sem equilíbrio de nutrientes e com excesso de produtos industrializados.

    “Quando iniciamos uma reeducação alimentar, temos que entender que não há um alimento que emagrece ou engorda. Há sim um contexto alimentar que pode ajudar a perder, manter ou aumentar o peso corporal, ou seja, pode acabar emagrecendo ou engordando como consequência da quantidade que se come, a periodicidade ou a combinação de alimentos agregados”, disse a nutróloga.

    Alimentação equilibrada é o mais importante para quem quer perder peso

    Bruna D´Ávila cita, por exemplo, o conhecido suco verde, recomendado na matéria. “Se a pessoa faz a ingestão desse suco com uma omelete pela manhã como desjejum e tem as outras refeições equilibradas com legumes, verduras e proteína, dificilmente se tornará obeso. Mas, se esse mesmo suco tomado no desjejum, estiver acompanhado de uma alimentação com pão, bolacha, salgados, lasanha congelada, macarrão instantâneo, pizza e outros alimentos gordurosos, esse suco não trará nenhum resultado para quem quer perder peso”, afirmou a profissional.

    A nutróloga relata que nem sempre é necessário, de fato, fazer o suco. “ Se o indivíduo quiser pode consumir os frutos in natura mesmo, juntamente com todas as fibras, o que traz muitos benefícios", explicou Bruna.

    Para a nutróloga, o emagrecimento é resultado de uma alimentação saudável por completo. Os sucos podem ser aliadados, mas devem ser tomados sem coar e sem açúcar.

    Colaborou: Lúcyo Ramos 

    Leia mais:

    Você sabia que água com limão pode ajudar no emagrecimento? 

    14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, mostra pesquisa Ibope 

    Saiba mais sobre o açaí, o superalimento da Amazônia