Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Suor incomoda? Hiperidrose causa desconforto, mas pode ser tratada

    Muitos pacientes não sabem que condição tem tratamento

    Suar demais pelas mãos pode causar desconforto e constrangimento | Foto: Divulgação

    Manaus - O suor é fundamental para o equilíbrio e regulação da nossa temperatura corporal, porém, em algumas pessoas, essa produção é excessiva, onde chamamos tal condição de Hiperidrose. Alguns pacientes manifestam esse suor em excesso nas mãos que se encontram sempre molhadas interferindo de modo direto no seu convívio interpessoal, e por causa disso, o ato de cumprimentar alguém ou até mesmo a demonstração de afeto e cordialidade se torna uma situação desagradável.

    Outros pacientes, manifestam esse problema na região das axilas causando constrangimento e estresse social devido às marcas de suor que ficam nas roupas, deixa uma imagem de “pizza”. A hiperidrose também pode ocorrer nos pés e no rosto, interferindo significativamente na autoestima.

    A hiperidrose (Suor excessivo) interfere nas tarefas diárias, nas atividades de trabalho e interações sociais, sendo comparada nos questionários de qualidade de vida à doenças como psoríase grave e doença renal terminal.

    Estima-se que cerca de 2% da população mundial sofra desse mal mas muitos pacientes nem sabem que existem tratamentos para esse tipo de distúrbio. E é sobre isso que falaremos nesse artigo.

    Leia também: Saiba o que é linfoma é e como pode ser diagnosticado

    As opções terapêuticas incluem desde medicamentos de uso tópico (loções e cremes), medicamentos de uso sistêmico (via oral) e procedimentos cirúrgicos, que possuem resultado limitado e transitório ou que apresentam riscos de complicações que são menos frequentes nas formas de tratamento que iremos discorrer.

    Dentre as opções encontradas atualmente no mercado e que julgamos mais adequadas, utilizamos a Toxina Botulínica cuja marca mais conhecida é o Botox®️. A aplicação é segura, pouco dolorosa e sem efeitos colaterais importantes. O seu efeito começa em 2 a 4 dias, com duração de 4 a 9 meses. Reaplicações podem ser realizadas nesses períodos para os resultados serem mantidos.

    Recentemente, o uso da radiofrequência robótica microagulhada vem demonstrando eficácia e segurança, sendo uma excelente ótima opção no tratamento dos casos moderados e mais severos de suor excessivo nas axilas.

    Pensando nisso, temos disponível na Clínica Dr Ilner Souza, o EndyMed Pro, plataforma consagrada nas clínicas mais famosas do Brasil, que possui a tecnologia de radiofrequência robótica microagulhada. Oferecendo mais conforto para o paciente e um maior controle da produção excessiva de suor, com reaplicações realizadas após 12 meses.

    A hiperidrose é um distúrbio que acomete grande parte da população mundial e afeta de forma considerável a qualidade de vida do seus portadores. Muitos nem sabem que existem tratamentos para essa condição. Os dermatologistas são profissionais habilitados para esclarecer dúvidas e realizar o tratamento e devem encorajar os pacientes a procurar ajuda.

    Colaborou: Lucas Felix

    Leia mais:

    Começa na segunda vacinação contra poliomelite e sarampo

    Tratamento inadequado do diabetes afeta 18% dos idosos

    Seu filho é sonâmbulo? Conheça o tratamento para a doença