Fonte: OpenWeather

    Medicação


    Você sabia que nimesulida é tóxica e já foi proibida em vários países?

    Estudos apontam que o medicamento pode causar insuficiência hepática e, em alguns casos, levar à morte

    . Nos últimos anos, diversos relatos clínicos associaram casos de hepatotoxicidade ao uso do medicamento.
    . Nos últimos anos, diversos relatos clínicos associaram casos de hepatotoxicidade ao uso do medicamento. | Foto: Divulgação

    A nimesulida, um dos anti-inflamatórios mais consumidos no Brasil, é tóxica para o fígado e já teve sua venda proibida em vários países. Nos últimos anos, diversos relatos clínicos associaram casos de hepatotoxicidade ao uso do medicamento. 

    Esses efeitos colaterais preocupantes contribuíram para que o medicamento fosse retirado de circulação em países como Espanha, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Suécia,  Japão, Canadá e Estados Unidos.

    No Reino Unido e na Alemanha, ele nunca chegou a ser aprovado. Entretanto, em países como o Brasil e Portugal, a nimesulida permanece à venda.

    Riscos

    Uma revisão de literatura publicada na Revista Brasileira de Farmácia (RBF), mostrou que a nimesulida pode afetar o fígado de pacientes de forma severa e até fatal.

    Os pesquisadores acreditam que o consumo do medicamento está associado a alterações nos padrões de funcionamento das mitocôndrias – organelas que atuam na respiração celular -, levando à morte das células do fígado. 

    Por causa dos efeitos colaterais, os médicos tentam evitar que o paciente use o remédio por muito tempo já que ele também pode afetar os rins.

    Outro artigo, publicado no Singapore Medical Journal apontou que a nimesulida pode ter induzido mortes por insuficiência hepática, doença que ocorre quando o fígado interrompe suas principais funções, como metabolizar e sintetizar proteínas.

    Alguns dos sintomas mais comuns são pele e olhos amarelados (icterícia), dor de barriga e inchaço. 

    Anti-inflamatórios 

    É preciso ressaltar que não é apenas a nimesulida que pode colocar em risco a saúde. Especialistas afirmam que todo anti-inflamatório pode ter efeito hepatotóxico, especialmente em indivíduos com sensibilidade à medicação. Por causa disso, médicos 

    Indicação

    A medicação costumar ser indicada para alívio de dores agudas, como dor de ouvido, garganta e de dente. Além disso, algumas mulheres utilizam para controlar as cólicas menstruais. 

    Leia mais:

    Conheça chás para acabar com azia e má gestação

    Diabete descontrolada pode gerar cegueira e defeito no rim

    Camu camu fruta da Amazônia tem o maior teor de vitamina C do Mundo