Fonte: OpenWeather

    Mundaça de cardápio


    Veganismo ganha adeptos em todo o mundo

    A variedade de produtos dessa linha vai da alimentação à higiene e limpeza

    Lívia Ribeiro destaca que uma das principais preocupações para quem quer adotar o estilo vegan | Foto: Divulgação

    O veganismo vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo. A prática, mais do que uma mudança no cardápio, propõe um novo estilo de vida, abolindo de vez os produtos de origem animal e seus derivados, incluindo não somente os alimentos, mas também vestuários, cosméticos e artigos de higiene, dentre outros itens.

    Vegana há quatro anos, a jornalista Olívia de Almeida, 32, conta que quando decidiu adotar esse estilo começou cortando da alimentação os produtos de origem animal na composição. Depois, fez mudanças nos itens de beleza e higiene pessoal e, em seguida, nos produtos de limpeza da casa. “Damos preferência aos que não são testados em animais. Acredito que podemos viver muito bem sem sacrificá-los”, afirmou. Exclusivamente vegan, Olívia opta muitas vezes por comprar maquiagem pela internet e já os alimentos encontra nas gôndolas do Pátio Gourmet.

    Para quem está pensando em tornar-se vegano, a nutricionista Lívia Ribeiro, diz que é possível adaptar a alimentação do dia a dia para este tipo de dieta, que tem como base principal os grãos, hortaliças e frutas. Mas, antes de se decidir pelo veganismo, ela ressalta a importância de pesquisar e buscar informações sobre esse estilo de vida, já que a mudança vai além dos hábitos alimentares. Ela também indica a consulta com um nutricionista, para compor uma dieta rica e adequada ao organismo.

    Lívia Ribeiro destaca que uma das principais preocupações para quem quer adotar o estilo vegan, é com relação ao corte no consumo de carne e os riscos que isso pode trazer para a saúde. Ela explica que as carnes não são as únicas fontes de proteína para o corpo e é possível substituí-las, por exemplo, combinando cereais e legumes na mesma refeição ou consumindo cogumelos.

    Para os que já se decidiram e estão em busca de mais opções na linha vegan para enriquecer o cardápio e para adotar no dia a dia, ela indica uma visita às unidades do Pátio Gourmet, na avenida Djalma Batista e no conjunto Morado do Sol.

    De acordo com a nutricionista, hoje, há um movimento intenso das grandes marcas, para aumentar ainda mais o leque de opções a oferecer aos consumidores veganos. No Pátio Gourmet, diz ela, há uma infinidade de produtos, que vão de alimentação a higiene e limpeza. Entre eles, chocolate feito apenas com manteiga de cacau, queijo de amido de batata, snacks, hamburger preparado com ervilha, proteína isolada de soja e de grão-de-bico, leites à base de amêndoa e cacau, e até shampoo, creme dental e outros itens, que seguem a mesma linha.

    Na alimentação, a nutricionista reforça que, assim como em qualquer dieta, é preciso diversificar os ingredientes para que não acabe enjoando. “Nessa hora, vale a pena abusar da criatividade”, afirmou, frisando que a alimentação vegana pode ser gostosa, saudável e acessível.

    Entre os alimentos que não podem faltar na dieta vegana ela cita as leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico, que são ricos em proteínas, ferro e cálcio. Também são indicadas as verduras, tipo couve, escarola e espinafre.

    As sementes, como linhaça e gergelim, são versáteis e fontes de gorduras boas. “A linhaça ainda tem a vantagem de ser fonte de ômega-3, substituindo o consumo de peixe”, lembrou. As frutas também devem ser consumidas diariamente, seja na forma natural ou em sucos.

    *Com informações da assessoria