Fonte: OpenWeather

    Janeiro Branco


    Meditação e roda de conversa sobre saúde mental na Vila Olímpica

    A ação faz parte da campanha 'Janeiro Branco' voltada para a saúde mental

    A iniciativa da Sejel em realizar essa ação é mostrar que é necessário estar bem fisicamente e mentalmente. | Foto: Divulgação/Sejel

    Manaus- Em função da campanha nacional "Janeiro Branco", que aborda a prevenção do adoecimento  emocional, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), irá realizar neste sábado (13/1), às 17h, uma roda de conversa sobre saúde mental, seguida de meditação. O evento será na pista de atletismo da Vila Olímpica, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus e conta com o apoio do  Governo do Estado do Amazonas

    A iniciativa da Sejel em realizar essa ação é mostrar que é necessário estar bem fisicamente e mentalmente. Alertando que a saúde não se restringe apenas a cuidar do corpo, mas também da mente. De acordo com o psicólogo Fábio Marcovski, que estará presente e organizará a prática de meditação no local, a saúde mental é algo simples e pode ser estimulada de todas as formas.

    “A intenção é fazer um trabalho de levantamento de consciência sobre a saúde mental. É preciso que as pessoas saibam que podem estar conectadas com os momentos presentes, sem se deixar levar por frustrações e problemas do passado ou que poderiam ter no futuro”, explicou Marcovski, que atuou como coordenador da área de meditação no Hospital de Harvard, em Boston (EUA).

    Leia também: Com que frequência devemos ir ao médico?

    A psicóloga Juliana Farias, que também irá participar da ação promovida pela Sejel, falou um pouco da programação. “Haverá uma roda de conversa com os participantes sobre a importância de estarem bem consigo mesmos, com suas vidas, com os relacionamentos que mantém em seu cotidiano e de que maneira pequenos cuidados incidirão positivamente em suas mentes e, consequentemente em suas vidas. Em seguida faremos um trabalho de meditação, que ajudará nesse processo, e qualquer pessoa será muito bem-vinda”, ressaltou.

    A secretária da Sejel, Janaina Chagas destacou a importância da participação do público em geral, uma vez que a saúde mental é importantíssima para o equilíbrio corporal e cognitivo.

    “Ser saudável envolve cuidar do corpo e da mente também, que muitas vezes é vista como certo tabu. A campanha do ‘Janeiro Branco’ vem para lembrar da importância de cuidarmos da nossa saúde mental no cotidiano e principalmente de falarmos sobre isso.  Será uma chance de oferecer para a população mais uma opção de uso para o bem-estar desse enorme espaço verde que é a Vila Olímpica”, afirmou Janaina Chagas.

    Tapetinho 

     A meditação acontecerá no gramado central da pista de atletismo da Vila Olímpica, por isso, a organização pede aos participantes que tragam um tapetinho ou uma toalha para colocar na grama. 

    Saiba mais 

    A Campanha “Janeiro Branco” surgiu no ano de 2014, em Minas Gerais. É uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.


    Leia mais:

    Gripe causada por vírus em bebês pode desenvolver doença grave

    Você sabe os benefícios da couve? Eles estão ao nosso alcance

    HUGV vai receber quase meio milhão antecipado neste início de ano |