Mundo Bizarro

Cientistas japoneses conseguem fazer peixe fêmea produzir espermatozoides

Aproxima-se o dia em que o sexo masculino pode se tornar reprodutivamente obsoleto – pelo menos para peixes japoneses da espécie medaka.

Cientistas japoneses conseguiram, desativando um gene, fazer medakas fêmeas produzirem espermatozoides funcionais e capazes de fertilizar óvulos normalmente.

O nome do gene é FOXL3 e ele faz parte de uma família que sabidamente é importante para produção de gametas (espermatozóides e óvulos).

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Biologia Básica e de outros centros de pesquisa japoneses conseguiram interromper a atividade do gene. As maior parte das células germinativas que gerariam óvulos acabaram formando espermatozoides.

"Ninguém sabia que em vertebrados as células germinativas teriam esse mecanismo de liga-desliga, capaz de decidir o futuro dela como óvulo ou espermatozoide. Nossos resultados indicam que uma vez que a 'decisão' é feita, as células germinativas conseguem chegar até o final do processo", diz Minoru Tanaka, que coordenou o estudo.

A pesquisa foi publicada na edição dessa semana da revista ‘Science’.

Por Folhapress