Fonte: OpenWeather

    País


    Nível do Sistema Cantareira se mantém estável neste sábado em 19,7%

    O nível do Sistema Cantareira alcançou hoje (16) 193,9 bilhões de litros de água armazenados, o que representa 19,7% do volume útil, registrando uma queda de 0,1 ponto percentual em relação a ontem (15) e 15,3% da quantidade total, que soma a reserva técnica – chamado volume morto – ao volume útil.

    Para recuperar o nível positivo, ou seja, sem a necessidade de utilizar o volume morto, os reservatórios ainda precisam de 93,6 bilhões de litros. Até hoje, o manancial recebeu 45,4% da média de chuva para o mês.

    Ontem, o bombeamento das reservas técnicas do Sistema Cantareira completou um ano. Na época, ele era o manancial responsável pelo abastecimento de toda a região metropolitana de São Paulo.

    Antes da atual crise hídrica no estado, o Cantareira garantia água para cerca de 9 milhões de pessoas da Grande São Paulo. A estiagem e a perda acelerada de água nos reservatórios obrigou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a redirecionar o abastecimento para outros mananciais.

    Hoje, o sistema abastece aproximadamente 5,4 milhões de pessoas, sendo ultrapassada pelo Sistema Guarapiranga, que atualmente fornece água para 5,8 milhões de consumidores.

    O Sistema Guarapiranga conta hoje com 82,7% de seu volume armazenado. O Alto Tietê tem 23,3%, o Alto Cotia 68,4%, o Rio Grande 96,6% e o Rio Claro 55,9%.

    Por Agência Brasil

    Mais lidas

    1. MEC lança mestrado profissional para professores

    2. MST ocupa sede do Ministério do Planejamento em Brasília

    3. MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies

    4. Campanha Natal sem Fome é retomada depois de 10 anos