Fonte: OpenWeather

    País


    Fies terá 61,5 mil vagas para novos contratos no 2° semestre, diz MEC

    O Fies (programa federal de financiamento estudantil) de segundo semestre terá um total de 61,5 mil novas vagas, informou o ministro Renato Janine (Educação) em vídeo postado em seu perfil no Facebook na manhã desta sexta-feira (26).

    Somadas à oferta no primeiro semestre, o programa terá, em 2015, um total de 313,9 mil novos contratos -o que corresponde a quase 43% dos financiamentos do ano passado.

    "Esperamos nos próximos anos manter nesse patamar. Esta é a intenção do governo", disse Renato Janine.

    Ele destacou ainda novas regras: os contratos, a partir de agora, estão sujeitos a juros de 6,5% -até aqui, o percentual era de 3,4%, bem abaixo dos praticados no mercado. "Os juros sofrem um pequeno reajuste, passam a 6,5%. Continuam sendo subsidiados sim pela sociedade brasileira, mas são mais alinhados com a inflação do último ano", disse ele.

    Janine reforçou que, a partir de agora, cursos com nota mais alta no CPC (Conceito Preliminar de Curso) terão prioridade na oferta, assim como as graduações do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, e três áreas do conhecimento.

    "Vamos aumentar os cursos destinados à engenharia, para melhorar a produtividade da economia brasileira, de formação de professores, para melhorar nossa formação básica e de saúde, obviamente para melhorar a saúde dos brasileiros." Os novos critérios serão publicados em portaria na próxima semana -não foi informada a data do início das inscrições.

    Por Folhapress

    Mais lidas

    1. MEC lança mestrado profissional para professores

    2. MST ocupa sede do Ministério do Planejamento em Brasília

    3. MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies

    4. Campanha Natal sem Fome é retomada depois de 10 anos

    5. Brasil tem 30 novos santos: papa canoniza mártires de Cunhaú e Uruaçu