Fonte: OpenWeather

    País


    Inscrições para o vestibular da Fuvest 2016 começam nesta sexta-feira

    As inscrições para o vestibular Fuvest 2016, que seleciona alunos para vagas na Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de medicina da Santa Casa de São Paulo iniciam a partir das 9h desta sexta-feira (21).

    Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar a inscrição no site da Fuvest até as 23h59 do dia 9 de setembro. Para se inscrever, o candidato deverá utilizar o seu próprio número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o do RG.

    O valor da taxa para participar das provas é de R$ 145 e poderá ser paga em bancos ou pela internet até o dia 10 de setembro, desde que o candidato use o boleto gerado até o último dia da inscrição. Após esse processo, o candidato receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site da Fuvest, a partir do dia 25 de setembro, para saber os locais onde fará as provas da primeira e segunda fases.

    Os candidatos com deficiência poderão enviar documentação solicitada pela universidade, pelo correio, até o dia 11 de setembro. A análise dos comprovantes enviados por esses candidatos será feita, por e-mail, até o dia 23 de novembro - data em que a instituição divulgará os locais de prova da primeira fase.

    Vagas

    O vestibular Fuvest 2016 oferecer 9.688 vagas sendo 9.568 para a USP e 120 ao curso de medicina da Santa Casa de São Paulo. Além dessas vagas, a USP oferece outras 1.489 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – essa modalidade de ingresso será administrada pela Reitoria de Graduação.

    Esta é a primeira vez que a instituição adere ao programa. Entre os cursos da universidade que não aderiram ao Sisu estão medicina, engenharia e administração.

    Também de forma inédita, a universidade selecionará 225 cotistas pretos, pardos ou indígenas. Tanto a decisão de aderir ao Sisu, quanto de abrir vagas para cotistas foram tomadas individualmente em cada unidade da instituição. No total, 35 unidades de ensino e pesquisa da USP aderiram às inovações.

    Segundo a instituição, o vestibular do ano passado teve 141.888 inscrições. A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no Estado de São Paulo: Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

    Provas

    O vestibular será aplicado em 32 municípios do Estado de São Paulo. A primeira fase será no dia 29 de novembro, com início às 13h.

    A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

    Candidatos aos cursos de Artes Visuais e Música farão testes de habilidades específicas entre os dias 18 e 23 de outubro. Outras provas de habilidades específicas acontecem nos dias 13 a 15 de janeiro de 2016 e incluem cursos de Artes Cênicas, Arquitetura, Design e Audiovisual.

    A segunda fase deve acontecer nos dias 10 e 12 de janeiro de 2016. A lista de convocados para essa etapa sai no dia 21 de dezembro, bem como os locais de prova. A Fuvest manteve a lista de nove livros indicados também nos vestibulares de 2014 e 2015.

    A primeira chamada será feita no dia 2 de fevereiro de 2016. Confira o manual do candidato.

    Por Folhapress

    Mais lidas

    1. MEC lança mestrado profissional para professores

    2. MST ocupa sede do Ministério do Planejamento em Brasília

    3. MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies

    4. Campanha Natal sem Fome é retomada depois de 10 anos

    5. Brasil tem 30 novos santos: papa canoniza mártires de Cunhaú e Uruaçu