Fonte: OpenWeather

    País


    Indígenas protestam contra a PEC 215 em frente ao Planalto

    Com cantos e danças, um grupo de indígenas protestou hoje (10) em frente ao Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere do Poder Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcações das terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação.

    Os indígenas também protestaram contra a implantação do Plano de Desenvolvimento e Inovação do Matopiba. Segundo eles, o estímulo ao agronegócio no território formado por terras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia vai avançar sobre as áreas indígenas.

    Em outubro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse que uma de suas prioridades no ministério é criar condições para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Matopiba.

    De acordo com o ministério, o Matopiba tem apresentado rápido crescimento econômico, resultado da alta produtividade agropecuária com o uso de tecnologias modernas. Uma das estratégias para apoiar a expansão do território é o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado em maio.

    Por Agência Brasil

    Mais lidas

    1. MEC lança mestrado profissional para professores

    2. MST ocupa sede do Ministério do Planejamento em Brasília

    3. MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies

    4. Campanha Natal sem Fome é retomada depois de 10 anos

    5. Brasil tem 30 novos santos: papa canoniza mártires de Cunhaú e Uruaçu