Fonte: OpenWeather

    País


    Mais da metade dos trabalhadores fazem hora extra no Brasil, aponta pesquisa

    Trabalhadores podem continuar a recolher para a Previdência Social por conta própria, mesmo se estiverem fora do emprego - foto: divulgação
    Muitos trabalhadores afirmaram trabalhar após o fim do expediente - foto: divulgação

    Fazer hora extra no escritório faz parte da rotina de 60,7% dos trabalhadores brasileiros, indica pesquisa do site de empregos Catho. Entre os 23.011 profissionais consultados, 13.968 afirmaram trabalhar após o fim do expediente. As informações são da Agência Brasil.
    Dentre esses, a maioria (52,7%) costuma fazer entre 2 e 5 horas extras semanalmente. Cerca de 14% costuma ficar uma hora a mais por semana. Já 20,1% fazem entre 6 e 10 horas extras no período. Outros 5,9% ficam entre 11 e 15 horas semanais além do previsto no escritório e 6,7% dos profissionais trabalham por mais de 16 horas além do expediente.

    "Trabalhar além do horário é comum para a maioria dos brasileiros e tende a ganhar mais força em um ambiente econômico como o atual. Pressionadas para ganharem produtividade com os recursos já contratados, algumas empresas aumentam o escopo de tarefas de seus funcionários em vez de contratar novos profissionais", afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

    O levantamento foi feito no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015, parte da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, estudo anual da empresa sobre o mercado de trabalho no país.

    Por Folhapress