Fonte: OpenWeather

    Policiamento


    Moradores denunciam viaturas da PM paradas em via pública

    Conforme a denúncia, duas viaturas da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) passam o dia paradas em frente ao SPA Joventina Dias e do Banco Bradesco, enquanto outras áreas do bairro necessitam de policiamento

    Moradores denunciam que viatura policial passa o dia parada na frente de agência bancária
    Moradores denunciam que viatura policial passa o dia parada na frente de agência bancária | Foto: Divulgação

    Manaus - O bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus, tem estampado nas últimas semanas as manchetes policiais do Jornal e Portal Em Tempo, por ser palco de uma guerra do tráfico entre as facções criminosas Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) que estão executando desafetos. No entanto, a reportagem recebeu denúncia de que viaturas policiais, que poderiam estar circulando pela área e inibindo crimes, estão paradas em uma unidade hospital e uma agência bancária do bairro, segundo relatos dos próprios moradores.

    Viatura da 8ª Cicom na frente do SPA Joventina Dias
    Viatura da 8ª Cicom na frente do SPA Joventina Dias | Foto: Divulgação

    Recentemente, dentre as execuções, sangue de inocentes vem sendo derramado, como é o caso do homicídio do adolescente Jorge Gustavo Silva Santos, de 12 anos, atingido com uma bala perdida no dia 12 deste mês. Ele morreu após ficar seis dias internado. 

    Conforme os denunciantes, viaturas da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) passam o dia paradas na frente do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e a uma unidade do Banco Bradesco, naquele bairro.

    A cobrança, por parte deles [moradores], é para que as viaturas sejam utilizadas no policiamento ostensivo da área. Para a reportagem, os denunciantes enviaram fotografias, que mostram as viaturas posicionadas na frente dos dois locais. 

    Somente no mês de maio, foram mais de seis execuções no bairro. A maioria com características de acerto de contas e tendo como vítimas integrantes de organizações criminosas. Moradores alegam viver em clima de tensão e com medo de sair durante a noite. 

    Posicionamento

    A Polícia Militar do Amazonas informou ao Em Tempo, por meio da assessoria de imprensa, que o patrulhamento no bairro Compensa é realizado por viaturas motorizadas de duas e quatro rodas da 8ª Cicom, unidade responsável pelo policiamento na área mencionada.

    Também são realizados Pontos de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV’s), que são viaturas postas em locais estratégicos, visando ter maior proximidade com os frequentadores do local, além de agilizar o atendimento das ocorrências naquela região.

    Em relação às denúncias relatadas por populares, a Polícia Militar orienta que as vítimas efetuem o registro pelo site da Delegacia Interativa da Polícia Civil, para fins de investigação da polícia judiciária, e com base nas estatísticas executar ações imediatas, no sentido de coibir os crimes ou ainda nos casos de flagrante do delito acionar pelo 190. 

    O comando da 8ª Cicom destacou que o policiamento local será intensificado e se coloca à disposição da população, por meio dos contatos da Supervisão de Área (92) 98842-1577  (24 horas), além do 190 e 181, de maneira a levar ao conhecimento da Polícia Militar esse tipo de demanda.