Fonte: OpenWeather

    Política


    Biometria: após três dias fora do ar, site do TRE-AM deve voltar ao normal nesta quinta

    Link do agendamento eletrônico para a biometria está fora do ar desde o início da semana – foto: Diego Jantã
    Link do agendamento eletrônico para a biometria está fora do ar desde o início da semana – foto: Diego Jantã

    Os eleitores que tentaram fazer o agendamento biométrico pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) nos últimos três dias pelo link http://www.tream.jus.br/, ficaram impedido de se cadastrarem por falhas de acesso ao sistema.

    De acordo com o órgão, desde o início da semana houve um problema proveniente do link com o sistema central, localizado em Brasília (DF). Ainda segundo o TRE-AM, técnicos especializados em Tecnologia e Informação (TI) estavam trabalhando para que o agendamento e cadastro volte ao normal nesta quinta-feira.

    O agendamento para o recadastramento biométrico somente é feito pelo site e o prazo para que os eleitores se regularizem termina dia 26 de fevereiro. Até dezembro de 2015, o tribunal já havia contabilizado um total de 709,3 mil recadastramentos na capital, sendo que esse contingente equivale a 57% dos votantes, e ainda restam cerca de 490 mil eleitores passarem pelo processo.

    Segundo TRE-AM, a média de cadastramento mensal está em torno de e 5,7 mil atendimentos. Se essa média mantiver abaixo do esperado, aproximadamente, 230 mil títulos podem ser cancelados ao final do processo.

    A biometria se tornou obrigatória em Manaus desde o dia 3 de setembro de 2016 e a meta é cadastrar cerca de 1,2 milhão de pessoas na capital e o eleitor que não fizer o cadastro dentro do prazo poderá ter o título eleitoral cancelado.

    Para conseguir realizar a biometria, o eleitor precisa fazer o agendamento, escolhendo a data, com horário e local de sua preferência, nos mais de dez postos de cadastro. No momento do recadastro, é necessário ter em mãos um documento com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Além dos postos de atendimentos da capital, o Tribunal Eleitoral montou dois postos para atender os eleitores nos municípios de Autazes e Careiro Castanho.

    Os postos são: Comando Militar da Amazônia; Centro de Atendimento do Eleitor na sede do TRE, avenida André Araújo; PAC da Cidade Nova; PAC Via Norte; PAC da Zona Leste; Clube do Trabalhador; Arena da Amazônia; Suframa; Faculdade Nilton Lins; Balneário do Sesc e Secretaria Municipal de Educação (Semed) na rua Maceió, Zona Centro-Sul de Manaus.