Fonte: OpenWeather

    Política


    TRE-AM mantém eleições para o dia 6 de agosto

    Yedo Simões informou que o calendário eleitoral será mantido  - Arquivo EM TEMPO

    O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu, na manhã desta sexta-feira (7) manter para o dia 6 de agosto, o primeiro turno da eleição suplementar para governador e vice-governador do Estado.

    A realização da eleição estava suspensa devido a uma decisão do último dia 28 de junho do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, nesta quinta-feira (6), o ministro Celso de Mello, também do STF, anulou a decisão anterior e determinou a continuação do processo eleitoral e a realização de eleições suplementares no Amazonas.

    “Será mantida a eleição para o 6 de agosto. Continua mantido todo o calendário eleitoral, não será modificado nada. Todas as atividades relativas ao pleito deste ano foram retomadas”, explicou o presidente do TRE, Yedo Simões.

    Acesse aqui a Portaria do TRE-AM.

    Propaganda eleitoral

    A propaganda eleitoral no rádio começará na próxima segunda-feira (10), na televisão na terça-feira (11) e vai até 3 de agosto. Caso aja segundo turno, será realizado entre os dias 12 a 25 do mesmo mês.

    Leia também: Celso de Mello decide manter eleição direta no AM

    A nova eleição no Amazonas foi motivada pela cassação do mandato do governador José Melo (Pros) e do vice Henrique Oliveira (SD). De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Messias Andrade, que está em Brasília, onde participou de uma reunião com o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maurício Caldas, a eleição será realizada no dia 6 de agosto sem nenhum  prejuízo

    “Tivemos uma reunião proveitosa com o TSE. Se a eleição fosse postergada para o dia 3 de setembro iria ter muito gastos. Será realizada no dia 6 de agosto sem nenhum prejuízo. No diz respeito aos prazos judiciários, o secretário Valdinei está correndo para julgar tudo a tempo e aqueles que não tiverem seus registos de candidaturas desferidos, vão para a urna do mesmo. A partir do dia 20 as urnas já comerão sair para os municípios polos”, disse o Messias Andrade

    Mensários

    As pessoas convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar nas eleições deverão comparecer nos dias, locais e horários previamente estabelecidos, a fim de participarem do treinamento de mesários.

    EM TEMPO

    Leia mais:

    Reunião em Brasília deve definir próximos passos da eleição para governador do AM

    Lewandowski é sorteado relator de um dos inquéritos contra Aécio Neves no STF

    Lewandowski é sorteado relator de um dos inquéritos contra Aécio Neves no STF