Fonte: OpenWeather

    Política


    'Futuro do novo governador eleito no AM será definido em duas semanas', garante Gilmar Mendes

    O ministro foi enfático ao declarar que em até duas semanas o futuro do próximo governador do Amazonas estará resolvido - Fotos: Arthur Castro

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse, em coletiva de imprensa, na tarde deste domingo (6), que a eleição suplementar no Amazonas é um bom teste para a Justiça Eleitoral brasileira.

    "Ao invés de anularmos uma eleição e chamarmos um segundo lugar, ou realizar uma eleição indireta - que traz traumas, estamos realizando uma eleição direta com todo o povo amazonense", discursou o ministro no Centro de Divulgação das Eleições (DEC), localizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

    Leia também: TRE do Amazonas estima abstenção de até 35% na eleição suplementar deste domingo

    Questionado sobre a sua possível atuação no julgamentos do embargados da ação cautelar movida pelo ex-vice-governador, Henrique Oliveira, no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro foi enfático ao declarar que em até duas semanas o futuro do próximo governador do Amazonas estará resolvido.

    O pronunciamento de Gilmar faz alusão a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, que no último dia 3 de agosto decidiu manter a eleição suplementar. Entretanto, os candidatos a governador e vice eleitos só serão diplomados quando forem julgados os embargos de declaração pelo TSE.

    O ministro agradeceu a todos os envolvidos no processo eleitoral

    Por fim, o ministro agradeceu a todos os envolvidos no processo eleitoral e fez questão de destacar a importância dos mesários e fiscais que trabalham no pleito.

    "Agradeço ao TRE-AM, toda a equipe de servidores, incluindo mesários e fiscais, responsáveis por um trabalho voluntário, que precisa ser destacado. São 35 mil pessoas que realizam esse trabalho sem qualquer outro interesse, a não ser o de servir ao Brasil. Gostaria de destacar esse trabalho dos mesários e fiscais. Eles são testemunhas da história, pessoas selecionadas de forma aleatória sem vínculos partidários", agradeceu Mendes.

    O presidente do TRE-AM, Yedo Simões, garantiu que antes das 20h, o resultado da eleição será oficializado.

    Isac Sharlon
    EM TEMPO

    Mais lidas

    1. Um dos mais importantes juristas brasileiros, Ives Gandra analisa crise no país

    2. Democracia ameaçada pelo avanço do discurso militar

    3. Lava Jato investiga uso de subsidiárias da Petrobras para favorecer Odebrecht

    4. Temer exonera oito ministros

    5. Líder do governo na Aleam confirma mais três apoiadores na base