Fonte: OpenWeather

    Sem Categoria


    Eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus pode ser antecipada

    Bosco quer acelerar o processo de sucessão antes da última sessão ordinária, dia 18 de dezembro – foto: Tiago Correa/CMM
    Bosco quer acelerar o processo de sucessão antes da última sessão ordinária, dia 18 de dezembro – foto: Tiago Correa/CMM

    O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB), anunciou, na manhã desta segunda (24), sua disposição em antecipar para o dia 9 de dezembro a eleição da presidência da casa legislativa municipal. Regimentalmente, o processo está previsto para a última sessão ordinária de dezembro, marcada para o dia 18.

    Bosco Saraiva disse que pretende conduzir com tranquilidade a transição, com a presença de todos os vereadores, de forma transparente, antes de entregar o cargo para o seu sucessor.

    “Seria um conforto para mim passar a casa nas questões administrativas e legislativas para a nova mesa diretora de forma antecipada”, enfatizou o presidente, ressaltando que o fará na maior normalidade, como vem conduzindo o cargo desde o primeiro dia do ano passado.

    “Nossa tendência foi conduzir o cargo com transparência, cuidado com o mandato parlamentar de todos, dos mais antigos aos de primeiro mandato. Portanto, vamos fechar o biênio com normalidade”, afirmou.

    Bosco fez questão de deixar claro que a decisão de antecipar as eleições da mesa diretora será discutida e decidida pelo plenário do Poder Legislativo municipal, pela maioria, tendo em vista que existem vereadores que já manifestaram sua posição pela realização da eleição na última sessão, em cumprimento ao regimento interno, como defendeu, ontem, o vereador Plínio Valério (PSDB).

    Participação ativa

    Ao falar de sua sucessão para a presidência da Câmara, Bosco Saraiva adiantou que vai participar ativamente do processo, até porque tem compromisso com o seu mandato de vereador e vai cumpri-lo até o último dia, 31 de janeiro do ano que vem.

    “Faço parte da bancada do PSDB, sou instrumento do PSDB na casa e, portanto, estarei participando ativamente da reunião da bancada da base que vai definir quem será o sucessor à mesa diretora”, garantiu. Bosco Saraiva deixa a casa legislativa para assumir o mandato de deputado estadual, para o qual foi eleito no último pleito de outubro de 2014.

    Durante entrevista aos jornalistas, o presidente não quis arriscar nomes de candidatos à presidência. Disse apenas que dezembro é tempo de colher o nome e a composição da nova mesa.

    “Ainda estamos em novembro, evidentemente que o nome passa pela discussão com o prefeito (Arthur Neto), porque ele vai participar ativamente do processo, até porque o novo presidente da Câmara será diretamente seu vice, seu substituto nos próximos dois anos, em razão da vacância na vice-prefeitura”, afirmou.

    O nome do novo presidente, como explicou Bosco, deve sair dentre os vereadores que fazem parte da base do prefeito na Câmara. Quanto ao seu candidato, afirmou que apoiará aquele que for o escolhido da base do prefeito.

    Por Joelma Muniz (Jornal EM TEMPO)