Fonte: OpenWeather

    Sem Categoria


    Manaus registra terceira chuva de outubro; não há previsão para os próximos dias, diz Inmet

    O Inmet já registrou no mês de outubro, até esta quinta, a quantidade de 9,7 mm de chuva para a capital. - foto: Luis Henrique Oliveira
    O Inmet já registrou no mês de outubro, até esta quinta, a quantidade de 9,7 mm de chuva para a capital. - foto: Luis Henrique Oliveira

    A transição da estação seca para a chuvosa na região Norte já começou, e a terceira chuva do período, na capital amazonense foi registrada da tarde desta quinta-feira (15), durante alguns minutos. O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) adianta que, apesar da chuva ter voltado a cair, a quantidade permanecerá abaixo da média para o período, até o fim deste mês de outubro.

    O Inmet já registrou no mês de outubro, até esta quinta, a quantidade de 9,7 mm de chuva para a capital. Hoje choveu o equivalente a 1,1 mm durante a tarde. O restante foi registrado em outras duas ocorrências de chuva no mês de outubro, nos dias 6, que choveu 7,6mm, e 13, que choveu 1,0mm.

    Nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste, onde a Rede de Meteorologia da Aeronáutica é responsável pelo monitoramento, a chuva foi registrada entre às 14h e 15h, com ventos de até 18,8 km/h no início do fenômeno. Por volta das 9h e 10h de hoje foram registrados ventos de até 32 km/h, o mais forte do dia. Os demais ventos foram fracos.

    No local onde o Inmet faz medição das mudanças meteorológicas, entre a avenida Maceió e a avenida Mario Ypiranga (antiga Recife), no bairro de Adrianópolis, Zona Centro-Sul, não houve chuva. Quanto a chuvas em outros municípios do Amazonas, o Inmet informou que os dados ainda não estão prontos, mas não descarta a hipótese de chuva fraca no interior do Estado.

    Ainda de acordo com o Instituto, os dias restantes de outubro devem ser com mais nebulosidade e temperaturas mais amenas, em comparação com o mês de setembro, em que a temperatura chegou a bater a marca dos 40º em algumas ocasiões e a capital ficou mais de um mês sem chuvas.

    Para esse fim de semana, o Sistema de proteção da Amazônia (Sipam) não tem previsões de chuvas e as temperaturas poderão alcançar a máxima de 37º C nesta sexta-feira (16), com mínima de 25º C. No sábado (17) e no domingo (18) as previsões permanecem em máxima de 36º C e mínima de 26º C. Para os três dias, a previsão é de ventos fracos em direção ao Nordeste.

    Por Joandres Xavier

    Mais lidas

    1. Em trabalho de parto, mulher dá à luz em carro com ajuda de PMs