Fonte: OpenWeather

    Sem Categoria


    Saiba quais serviços de saúde irão funcionar no feriadão de Carnaval

    As unidades de Pronto- Socorro estarão em plantão de 24 horas- Foto: Ione Moreno
    As unidades de Pronto- Socorro estarão em plantão de 24 horas- Foto: Ione Moreno

    No período do Carnaval, os serviços de atendimento das unidades de saúde das unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

    A rede de urgência, conforme explica o secretário estadual de saúde, Pedro Elias de Souza, é formada por nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito. “Além delas, há sete Prontos-Socorros para os casos de maior gravidade”, destacou.

    O Serviços de Pronto Atendimento do Alvorada, do Coroado; SPA Zona Sul e também do Colônia Oliveira Machado, além dos SPA Joventina Dias, no bairro Compensa 3, Zona Oeste; SPA Eliameme Mady na avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, na Zona Norte; SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, em São Raimundo; SPA José Lins (Redenção) na rua Maracanã, na Zona Oeste; Pronto-Socorro 28 de Agosto – Rua Recife, Nº 1581, Adrianópolis, na Zona Centro-Sul; Dr. João Lúcio Machado, na alameda Cosme Ferreira, Aleixo, Zona Leste; Platão Araújo na avenida Autaz Mirim, Jorge Teixeira, também na Zona Leste; Delphina Aziz, na avenida Raimundo Vital de Mendonça, Colônia Terra Nova (área da antiga Expoagro), Zona Norte estarão em plantão de 24 horas.

    Para o atendimento às grávidas, de acordo com Pedro Elias, as maternidades Ana Braga; Balbina Mestrinho; Nazira Daou; Azilda Marreiro; maternidade Alvorada; Instituto da Mulher Dona Lindu e Chapot Prevost funcionarão todos os dias, também em regime de 24 horas. Esta estrutura conta ainda com a maternidade Moura Tapajós que é municipal.

    Em relação às unidades que atendem com consulta agendada – Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e Policlínicas e Fundações de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) informou que estes serviços, em decorrência do ponto facultativo, não estarão funcionando na segunda-feira (8) e na terça-feira de Carnaval (9). O atendimento será retomado a partir das 12h de quarta-feira (10).

    Já as unidades do Programa Farmácia Popular estarão funcionando normalmente no sábado (6), das 8h às 12h. Na segunda-feira (8), também haverá atendimento normal nessas unidades, das 8h às 18h. Na terça-feira (9) não haverá expediente e, na quarta-feira (10), o serviço também será a partir das 13h até as 18h.

    Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o serviço de coleta de sangue terá o seguinte horário de funcionamento: no sábado (6), o atendimento será das 7h às 18h. Na segunda-feira (8), também das 7h às 18h. Na Quarta-feira de Cinzas (10), das 13h às 18. O serviço de coleta só não estará funcionando no domingo (7) e na terça-feira (9).

    Os Pronto Socorro (PS) da Criança da Zona Leste; PS da Criança da Zona Sul na rua Codajás, Cachoeirinha, PS da Criança da Zona Oeste, também estarão em plantão de 24 horas.

    O ponto facultativo decretado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto afetará o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas, centros de especialidades odontológicas, laboratórios, farmácias gratuitas e centros de atenção psicossocial voltarão com o atendimento normal na próxima quinta-feira (11).

    A prefeitura de Manaus irá manter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192, 24 horas.

    Com informações da assessoria de comunicação

    Mais lidas

    1. Em trabalho de parto, mulher dá à luz em carro com ajuda de PMs