Fonte: OpenWeather

    Sem Categoria


    ‘Curumim’ é homenageado na Aleam nesta terça-feira

    CURUMIM

    O “Curumim, o último herói da Amazônia”, que desde 1983 luta pela preservação da Floresta Amazônica e conscientização ambiental, será homenageado nesta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

    A homenagem será feita em uma sessão especial em comemoração à lei 302, de novembro de 2015, de autoria do deputado estadual Dermilson Chagas (PEN), que declara o personagem Curumim como patrimônio de natureza imaterial do Amazonas.

    A solenidade é em reconhecimento ao suplemento infantil que circula nos jornais de Manaus há 33 anos e que retrata a preocupação amazônica com a preservação da Floresta Amazônica. O suplemento é publicado, atualmente, nas edições de domingo do jornal EM TEMPO.

    “A mensagem que o Curumim promove às crianças é profunda e atual. É algo que deve ser levado para dentro das escolas. Essa linguagem tem de estar nas escolas para aproximar as crianças da regionalidade. A publicação demonstra que o jornal está incentivando a leitura infantil, principalmente atrelada à preservação do meio ambiente e isto deve ser reconhecido”, disse o deputado estadual Dermilson Chagas.

    Para o criador do personagem, o diretor de redação do jornal EM TEMPO, jornalista Mário Adolfo, o sucesso do Curumim em diversas gerações pode ser explicado porque ele questiona problemáticas em uma linguagem infantil.

    “Ele (Curumim) é um indiozinho que se preocupa com a preservação da floresta e interage com ela e com os animais, criado em 1983, em uma época em que a Amazônia estava ameaçada”, disse.