Fonte: OpenWeather

    Sem Categoria


    Manaus fica encoberta por fumaça durante a tarde desta quinta-feira

    A fumaça e o cheiro forte de queimada encobriu Manaus no meio da tarde desta quinta-feira (12). Moradores de todas as zonas da cidade viram, e sentiram, o problema. Nas redes sociais, muitas pessoas comentaram a situação.

    O céu mais cinza e o odor acentuado de fumaça começou a ser sentido por volta das 14h30. "Depois que deu a chuva, ficou abafado e apareceu essa fumaça e cheiro de queimado ?", respondeu pelo Facebook  o estudante Felipe Aquino, morador do conjunto Augusto Montenegro, na zona Oeste de Manaus.

    Leia também: Fumaça pode render multa alta de até R$ 50 mil para motoristas de Manaus

    Moradores de outros locais da cidade como Raiz, Japiim, Viver Melhor, Monte das Oliveiras, São Jorge e Novo Aleixo também reclamaram do clima esfumaçado. Teve gente que até achou que era o vizinho tocando fogo no mato. "pensei até que fosse o vizinho que estivesse fazendo fogo ... já tava mordida porque tinha acabado de lavar roupa kkkkkkkk", disse a operadora de produção Yasmiin Motasz, de 24 anos, moradora do Parque 10, zona Centro-Sul.

    A fumaça (em azul) provocada por queimadas nos últimos dois dias encobre boa parte do Amazonas - Reprodução/Programa Queimadas-Inpe

    No conjunto Viver Melhor um morador gravou um vídeo onde mostra a fumaça densa.

     

    Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi registrada nem em Manaus e nem na região Metropolitana que proporcionasse tanta fumaça na cidade. Militares da corporação chegaram vistoriar a área de mata do Parque Estadual Sumauma, na Cidade Nova, preocupados que moradores tivessem ateado fogo na vegetação, mas nada foi encontrado.

    "Pode ser queimadas em outras áreas e que podem ter vindo para nossa região por alguma ação climática ou pela inversão das massas de ar. Sei que fenômenos semelhantes a esses já ocorreram em outros períodos. Alguém da área de estudos climáticos pode falar melhor sobre isso", explicou o capitão Janderson Lopes, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros.

    Dados oficiais

    Devido ao feriado, nem o Sipam e nem o Inmet puderam dar informações sobre a fumaça. Porém, no site do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os dados mostram que o Amazonas estava entre os dez estados com mais focos de queimadas nessa quinta-feira (11). Pará e Rondônia também aparecem nesse top 10.

    Na quarta-feira (11) o Inpe registrou 57 focos de queimadas no Amazonas e outros 180 no Pará e em Rondônia - Reprodução/Inpe

    Segundo os dados, só na quinta foram 57 focos de queimadas no Estado e outros 180 no Pará e em Rondônia.

    Por volta das 16h a fumaça já havia se dissipado, como confirmou a dona de casa Alzira Antunes, de 49 anos, moradora do Alfredo Nascimento. "Eu vi da janela do meu quarto, no 2º andar, muita fumaça mas agora não tem mais."


    Leia mais:




    Mais lidas

    1. Em trabalho de parto, mulher dá à luz em carro com ajuda de PMs