×
Cinema

Cineteatro Guarany realiza exibição exibição gratuita de documentário amazonense

Filme escolhido foi o "Teatro Escola Amazonense de Amadores" do diretor Sergio Vieira Cardoso

Entrada do Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro - Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O Cineteatro Guarany recebe neste sábado (18), às 18h30, mais uma exibição gratuita do “Cine Clube de Arte”, Mostra de Cineastas Amazonenses. Nesta edição, o projeto traz o documentário “Teatro Escola Amazonense de Amadores” do diretor Sergio Vieira Cardoso, que retrata diferentes contextos históricos de Manaus e figuras marcantes que contribuíram para o desenvolvimento da arte na cidade. O Cineteatro Guarany fica na avenida Sete de Setembro, no Centro. A classificação é livre. 

O evento é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e tem objetivo aproximar a população dos espaços culturais, bem como, das produções audiovisuais amazonenses. O secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, informa que o espaço recebe produções históricas e disponibiliza entretenimento aos apaixonados por cinema. 

“Manter os espaços culturais preservados é, também, colocar atividades diferenciadas neles. A arte se renova a cada dia, mas é importante saber como chegamos até aqui, por isso, a mostra desta semana tem uma relevância significativa por preservar a história do teatro e divulgá-la a outras gerações”,   

disse o secretário.

Sinopse 

A obra foi gravada em 26 de março de 1998 pelo diretor Sergio Vieira Cardoso e retrata o “Teatro Escola Amazonense de Amadores” (1944), que foi criado com o apoio do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), capitaneado por Gebes Medeiros. 

Relatos e memórias do próprio Gebes Medeiros, além de Carlos Alberto de Bandeira Araújo, Louis Herlene Bonates, Aldemar Bonates, Rosilda Wanderley e Bia Palheta fazem parte da obra, que narra a retomada de apresentações no Teatro Amazonas, saindo de um período pós-guerra e o declínio da borracha.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Influenciadora indígena, Ira Maragua promove turismo e cultura nas redes sociais

Musical “Escola do Rock” estreará no palco do Teatro Amazonas

Espetáculo amazonense recebe três indicações para premiação nacional de teatro infantojuvenil

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *