×
Benefícios culturais

Liceu Claudio Santoro terá 6,5 mil novas vagas e interior do AM ganha mais 20 salas de cultura

O Amazonas ganha também a criação de mais 20 salas de cultura, a serem instaladas em municípios estratégicos

Manaus (AM)- Será aberto no Amazonas 6,5 mil novas vagas para ingresso nos cursos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, a criação de 20 salas de cultura e serão entregues duas vans do projeto “Biblioteca Volante”, que levará leitura de boa qualidade aos jovens e crianças do estado.

O anuncio dos benefícios culturais aconteceu na última sexta (4), pelo governador Wilson Lima.

“Estamos abrindo 6 mil vagas para o nosso Liceu de Artes, para várias modalidades: canto, instrumentos, dança. No ano passado, nós ofertamos 3 mil vagas, então, é um aumento de mais de 100%. Nós estamos dobrando a nossa capacidade”, afirmou Wilson Lima.


As 6,5 mil novas vagas estão distribuídas, em Manaus, no Sambódromo e nos centros estaduais de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Daou, e nas unidades do Liceu em Parintins e Envira.

Há vagas nas áreas de Dança, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas e Música. Também serão ofertadas 2,7 mil vagas para o Liceu Digital. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (7).

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o Liceu de Artes representa um dos principais eixos de trabalho do Governo do Amazonas no campo das artes.

“A gente tem um impacto direto, aqui, na Educação e na Segurança Pública a partir do momento que colocamos essa garotada em uma sala de aula para aprender a tocar um instrumento ou algum outro tipo de arte: artes visuais, teatro, dança, canto e coral”, completou Marcos Apolo.

FOTO: Bruno Zanardo / Secom

Salas de cultura

O Amazonas ganha também a criação de mais 20 salas de cultura, a serem instaladas em municípios estratégicos, levando em consideração a potencialidade de cada local.

“Vamos entregar equipamentos, instrumentos e também dar a qualificação para esses alunos que moram nessas cidades, que não teriam condições, de uma outra forma, de ter acesso à arte e à cultura”, explicou Wilson Lima.


Foram entregues também 584 novos instrumentos e acessórios ao Liceu de Artes, que beneficiarão 2,2 mil alunos da instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os itens foram adquiridos com recursos do Estado, com parte do montante fruto de emenda parlamentar da deputada Therezinha Ruiz.

Biblioteca volante

Foram entregues também duas vans do projeto “Biblioteca Volante”, que faz parte do programa “Mania de Ler”. Os veículos adaptados levam o nome dos escritores amazonenses Aníbal Beça e Thiago de Mello.

As bibliotecas são compostas por estantes, mesas, cadeiras, acessórios e acervo de mil livros em cada uma, que abordam temáticas diversas do universo infantil e infantojuvenil.

A programação da “Biblioteca Volante” oportuniza a democratização do acesso ao livro e à leitura de boa qualidade por parte da população da capital e do interior do Amazonas, priorizando crianças das zonas mais distantes, tais como periferia, ramais e zonas rurais rodoviárias.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Bruno Zanardo / Secom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

“Canoa flutuante” usa rede em espetáculo circense

Teatro Amazonas divulga agenda de março

Inscrições para festival de Calouros encerra em março

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *