×
Inusitado

Asteroide explode sobre Tefé, no interior AM; veja vídeo

A rocha media 1m e possuía 2 toneladas de massa, o que equivale a 95 toneladas de dinamite

Foto: Reprodução

Tefé (AM) – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento em que um asteroide explodiu sobre o município de Tefé (distante a 522 quilômetros de Manaus). O fato ocorreu no último domingo (3) e foi registrado por populares do município do interior do Amazonas.

De acordo com o funcionário identificado como Ney Mark de Souza, morador de Tefé, ele e o irmão estavam no porto do município esperando a cunhada chegar, quando viram um forte clarão no céu, que depois sumiu.

O homem relatou que o material “parecia um sol e rapidamente sumiu”. Ney explica que ele e o irmão pensavam que era uma estrela, porém, no dia seguinte, várias pessoas disseram que também viram o clarão e depois tiveram a confirmação de que se tratava de um asteroide.

De acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramom), a explosão do asteroide foi detectada por uma rede de sensores da NASA dos Estados Unidos, indicando que o asteroide atingiu a atmosfera da Terra a uma velocidade de 71 mil km/h. Além disso a rocha media 1 metro, e possuía 2 toneladas de massa, o que equivale a 95 toneladas de dinamite.

Ainda conforme informações da Bramom, a explosão foi tão grande que formou um intenso flash de luz, percebido a 32 mil km de altitude pelo satélite GOES-16, operacionalizado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica americana (NOAA).

Embora seja uma explosão de grande intensidade e energia, este tipo de evento não causa riscos à população, visto que a atmosfera terrestre evapora, acima do solo, asteroides deste tamanho.

Veja o vídeo:

Moradores registraram o fato

Leia mais:

‘Astrônomo-Mirim’: brasileiro de 5 anos é o mais jovem no mundo a descobrir asteroides com a NASA

Estudo revela que 26% dos brasileiros poderão estar acima do peso em 2030

Avião com 132 a bordo cai na China

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *