×
Projeto

Com presença de ator da Globo, projeto oferta oficinas gratuitas em Manaus

Além de detalhes das produções, os alunos da oficina irão aprender a teoria e a prática da história do cinema e da televisão

Manaus (AM)- De 25 a 29 de abril será realizada a primeira edição do projeto “Conhecendo o Audiovisual” com oficinas gratuitas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, na escola municipal Desembargador Cândido Honório, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus. O evento contará com a participação do ator da Globo, Amaury Lorenzo.

O projeto é coordenado por Bitta Catão, diretora de produção, produtora e atriz, e tem como principal motivação despertar o interesse no público infanto-juvenil para essa modalidade na comunicação.

“Vejo poucos projetos na área do audiovisual voltado para este público e decidi fazer diferente. Eu vejo um grande potencial nesse público, quando uma criança vê uma câmera, não tem como, é automático: ela quer tocar, quer conhecer. E essa é minha inspiração para ampliar e levar o conhecimento de profissionais para as comunidades”, destacou.

Serão quatro dias de oficinas sobre produção, técnica e atuação com profissionais da área, tanto a nível regional como nacional.

O ator Amaury Lorenzo, que atualmente está no ar na novela “Além da Ilusão” e também atua como diretor, destacou a importância de tornar acessível o processo do audiovisual para os mais diferentes públicos. Ele ministrará a oficina de atuação com objetivo de apresentar o universo das produções audiovisuais para os alunos.

“Eu tenho 25 anos de carreira, no teatro, na TV e no cinema, como ator, roteirista e  diretor. Eu vou doar a minha experiência para os participantes. A expectativa é encontrar pessoas interessadas que queiram mergulhar nesse conteúdo e aprender sobre essa máquina tão instigante e poderosa que é o audiovisual. Vemos uma novela ou um filme e não imaginamos a produção ali atrás envolvendo centenas de pessoas”, comentou o ator global.



Além de detalhes das produções, os alunos da oficina irão aprender a teoria e a prática da história do cinema e da televisão, técnicas de interpretação para atores, construção de roteiro, técnicas de direção, preparação de elenco e produção audiovisual.

Amaury Lorenzo comentou que um dos principais pontos da oficina é torná-la prática, podendo ter um curta-metragem feito pelos próprios alunos para que eles aprendam, na prática, como funciona o universo do audiovisual.

“Adoraria que conseguíssemos fazer um pequeno curta-metragem para que os alunos se vissem atuando e sabendo que aquilo só foi possível porque tiveram pessoas por trás da câmera produzindo”, comentou.

O ator ressalta a potência e capacidade amazonense de envolviment
o em produções cinematográficas.  Por isso, ele crê que com o resultado da oficina estará contribuindo para a formação de novos roteiristas, diretores, atores e talentos.

“Sei que Manaus é muito potente no audiovisual e nas artes, no geral. Podemos encontrar atores, atrizes, diretores e diretoras. Então, além de fazer a oficina, a expectativa é que as pessoas se conectem e se encontrem com essas funções do audiovisual”, comemora.

“Que a gente respire arte cada vez mais principalmente nesse momento de dificuldade artística que está tendo. Estamos atravessando um momento muito delicado e quando a gente tem uma produtora como a Bitta Catão que decide investir em uma oficina gratuita para a sua comunidade, isso é de muita riqueza, né? Precisamos  aplaudir”, agradeceu Amaury Lorenzo.

Outra especialista que estará compartilhando conhecimento é Ana Lígia, cineasta há 11 anos formada pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e filmmaker em Los Angeles.

“Esse mundo do audiovisual engloba figurino, roteiro, direção de arte, direção de fotografia, uso das câmeras, é como contar uma história. Eu acho muito importante passar esse conhecimento para os jovens que ainda estão sendo moldados e escolhendo uma profissão para seguir. Será divertido e lúdico”, revela.

Além da oficina de produção, os participantes também terão instruções sobre a parte técnica do audiovisual com o Diretor de Fotografia, Robert Coelho. Segundo o especialista, o processo técnico é uma união de fatores que compõem a produção do audiovisual como: enquadramento, iluminação, locação, entre outras. É necessário ter essas percepções para saber que equipamentos serão utilizados e todo esse conhecimento será ministrado na oficina.

“Meu objetivo é incentivar essa profissão para um grupo de pessoas que estão em formação, incentivar com as ferramentas que eu utilizo no meu dia a dia, em vários produtos que já participei, para que essas crianças e adolescentes possam relembrar no futuro e quem sabe um dia vir para nossa área também”, pontuou.

O projeto é coordenado por Bitta Catão, diretora de produção, produtora e atriz


Conhecendo o Audiovisual



O projeto foi contemplado no edital “Manaus faz cultura” da Manauscult, e conta com apoio dos deputados Roberto Cidade e Fausto Jr, e da líder comunitária Crislane Mikaele. Para Bitta, é uma oportunidade para mostrar que há diversas oportunidades na área.

“No audiovisual não existe só ator ou atriz. Por meio do nosso projeto poderemos provocar uma criança a ser roteirista,  produtora, diretora de fotografia, entre outras funções. São essas provocações que eu quero fazer. Eu estou trabalhando em um projeto com o Amaury que vai precisar de crianças, quem sabe não encontramos nessa oficina?” conta.

Os responsáveis que desejarem inscrever seu filho podem preencher o  formulário no link https://forms.gle/nXe8udYNGvYuHBQQA. As inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas. Mais informações disponíveis no telefone (92) 9.9152-5990

Programação



Horário: 13h às 17h

Dia 25 – Apresentação do Projeto, conversa com os responsáveis, bate-papo com a psicóloga Keila Gomes e apresentação dos profissionais da área.
Dia 26 Oficina de Produção com a Diretora e Produtora de Audiovisual Ana Lígia Pimentel.
Dia 27 – Oficina de Técnica com o Diretor de Fotografia Robert Coelho.
Dia 28 – Oficina de Atuação com o Ator e Diretor Global Amaury Lorenzo.
Dia 29 – Cerimônia de encerramento com entrega de certificados.

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Divulgação

Leia mais:

Largo São Sebastião recebe projeto de pintura ao Vivo

Liceu Claudio Santoro abre inscrições para nível avançado

Corpo da Dança divulga programação comemorativa

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *