×
Curiosidade

Ovos devem ser lavados antes de usá-los? Tire sua dúvida

Saiba o que fazer para não ter riscos com a saúde

ovo é uma boa fonte de proteína e também é muito versátil quanto assunto é alimento e receitas, mas precisa de alguns cuidados antes de ser usado nas receitas para que a higiene seja assegurada.

Sim ou não?

A reposta é sim, mas ao mesmo tempo não. A salmonella é uma bactéria que pode estar presente no intestino das galinhas e que pode facilmente contaminar os ovos.

Ela causa mal-estar, vômitos e febre. Por isso, são necessários alguns cuidados com o ovo, desde o cozimento até o seu armazenamento. A salmonella normalmente está presente do lado interno do ovo, mas algumas vezes ela pode aparecer na casca.

O ideal é que você não lave os ovos antes de levar para a geladeira. Eles já vêm com uma película natural que protege o seu interior contra a entrada de bactérias.

Quando você os lava, está automaticamente retirando essa proteção e pode “empurrar” as bactérias para o interior do ovo. Essa proteção é formada assim que a galinha coloca o ovo: ela libera um líquido que protege a casca completamente.

Retire-os da geladeira, lave em água corrente e seque-os levemente. Você também pode deixá-los em uma solução de água e algumas gotas de água sanitária por 15 minutos.

*Tudo Gostoso

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Deseja colocar DIU de graça? saiba onde em Manaus

Entenda a importância de manter uma alimentação saudável

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *