×
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Novamed anuncia expansão em Manaus com investimento de R$ 50 mi em 2021/2022

Fábrica vai aumentar produção de comprimidos, com expectativa de chegar a 900 postos de emprego no Amazonas até 2023

Reunião com Sedecti
O anúncio foi feito em evento organizado pela empresa na planta de Manaus. - Divulgação/Sedecti

Manaus (AM) – Aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, com volume de investimento de R$ 50 milhões em 2021/2022, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho no Amazonas.

Esse foi o projeto apresentado pelos representantes do Grupo NC, que detém a farmacêutica EMS e a empresa Novamed de Manaus, a representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e outros órgãos, em encontro nesta quarta-feira (25/05).

O anúncio foi feito em evento organizado pela empresa na planta de Manaus, na rodovia AM-010, Km 22, zona norte da capital.

Na apresentação para os visitantes, a empresa abordou o papel social da indústria farmacêutica, as doações para Manaus durante os picos da pandemia de Covid-19, os números de arrecadação e a incorporação da Novamed pela EMS, que deve acontecer até 2023, dentre outros temas.

Também foi realizada uma visita guiada no parque fabril, o único totalmente robotizado no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Além dos representantes da companhia, o encontro contou com a participação do chefe do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, Jeibi Medeiros, representando o titular da pasta, Angelus Figueira; do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin; entre outros convidados.

Uma fábrica que impressiona pelos processos, pelos números e pelo ambiente moderno e com muita tecnologia. Realmente, a visita foi muito interessante, porque foi possível conhecer melhor os trabalhos que a empresa vem desempenhando aqui em Manaus e também saber de que forma o investimento deles está sendo aplicado, uma vez que se trata de uma empresa que conta com os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Amazonas”, sinalizou Jeibi Medeiros.

Intensificação da marca

Divulgação/Sedecti


A diretora jurídica e de Riscos e Compliance do grupo NC, Renata Alves, explicou que o intuito do evento foi estreitar os relacionamentos com os órgãos do Amazonas para divulgar o projeto de intensificação da marca, além de oferecer a oportunidade para que os visitantes pudessem conhecer melhor as iniciativas da empresa, as frentes de trabalho e as áreas de atuação do grupo no Amazonas e no Brasil.

Hoje a EMS opera no Amazonas por meio da empresa Novamed, e a nossa ideia com a incorporação é de que o consumidor poderá identificar que o medicamento que ele compra na farmácia é produzido pela indústria farmacêutica que tem aqui no Amazonas. Queremos estender esse conhecimento da EMS para o estado, fortalecendo ainda mais a nossa marca, a nossa presença, além de expandir nossos projetos de ação social e o cumprimento do nosso papel social no Brasil”, reforçou Renata.

Suframa


Na avaliação do superintendente da Zona Franca, Algacir Polsin, a incorporação das empresas da indústria farmacêutica é fato importante para o crescimento do PIM e da economia local.

Ações como essa de transformação fábrica da Novamed para EMS são ações que demonstram que o nosso modelo está cada vez mais fortalecido. Esse investimento será bastante importante porque eles vão trazer toda a parte de produção de medicamentos e cápsulas de comprimidos para Manaus e, com isso, vamos aumentar a geração de emprego e de faturamento na região. Ficamos bastante contentes porque vimos aqui uma empresa realmente de primeiro mundo e genuinamente brasileira, que merece mais destaque ainda”, declarou o superintendente.

Polsin fez ainda o convite para que os representantes do grupo NC visitem as instalações dos laboratórios de pesquisa do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

A visita deve ocorrer nesta quinta-feira (26), ocasião na qual os visitantes deverão conhecer o potencial da Amazônia em biotecnologia e biocosméticos.

Novamed

A Novamed foi inaugurada em 2014 e é uma das cinco maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. É a primeira empresa a produzir medicamentos na Zona Franca de Manaus.

A empresa é a única que conta com um sistema de pesagem de matéria-prima totalmente robotizado, e o processo de fabricação é totalmente automatizado, com documentação eletrônica, sem uso de papel.

Os equipamentos disponíveis são os mais modernos do mundo. De acordo com a empresa, a incorporação para o nome EMS deve acontecer até 2023.

*Com informações da Agência Amazonas

Leia mais:

Sedecti promove palestra sobre aplicação dos recursos de P&D na Amazônia Ocidental

Fieam recebe novo titular da Sedecti

Sedecti e PanAmazônia estreitam parceria para geração de negócios no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *