×
Festividades

Tradicional procissão fluvial de São Pedro reúne fiéis no Rio Negro

O evento acontece anualmente e está completando 73 anos em 2022

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – Com o tema “Fé, Justiça e Paz”, a procissão fluvial em homenagem a São Pedro aconteceu, nesta quarta-feira (29), convidando para a reflexão sobre os momentos de dura violência em Manaus. O evento foi realizado pela Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o trajeto teve início e fim no Terminal Pesqueiro do bairro Educandos, passando ainda pela Ponte do Rio Negro.

O evento acontece anualmente, está completando 73 anos em 2022 e teve o primeiro bom público após a pandemia. A imagem de São Pedro foi transportada em uma lancha pelos fiéis e a procissão foi conduzido pelo Padre Amarildo Luciano.

Em 2021, por conta da pandemia, a procissão aconteceu de forma restrita, com participação apenas da equipe de apoio da arquidiocese, além da equipe de transmissão.

Presença de fiéis

Dada a sua importância, os fiéis que não puderam estar presentes nas embarcações optaram por acompanhar o translado pelas redes sociais da Arquidiocese e pelo entorno onde passavam as embarcações.

Dona Iolanda e seu Francisco, casados há 52 anos, não puderam estar nas embarcações por causa da alta no combustível, mas não deixaram de prestigiar o evento. Eles vieram do município de Iranduba e esta é a primeira vez, depois da pandemia, que o casal pôde ver uma procissão presencialmente, sobre a Ponte Rio Negro.

“Mesmo com todas as dificuldades da pandemia, eles ainda puderam organizar os barcos para que a gente pudesse vir homenagear o nosso padroeiro. Então, isso é motivo de grande alegria para nós”,

relatou dona Iolanda.

Dona Iolanda também salientou que a Covid-19 não acabou e, por isso, eles optaram por acompanhar a procissão fluvial na Ponte do Rio Negro. A Capitania dos Portos esteve presente durante todo o trajeto para direcionar as embarcações e evitar acidentes.

Importância do Santo

São Pedro é considerado o primeiro bispo de Roma, ou seja, foi o primeiro Papa da Igreja Católica. Também é o patrono dos viúvos, dos porteiros e dos pescadores, pois ele era pescador e andava com Jesus. Além disso, foi a Pedro que Cristo confiou entregar a sua Igreja, para cuidar e pastorear nesta terra.

Quando Pedro se encontrou com Jesus, o Senhor o chamou de Cefas, do aramaico Kefa’, que significa “rocha” ou “pedra”, que em sua forma grega é Petros, ou seja, Pedro (João 1:42). O significado desse título se refere ao fato de que Pedro se tornaria firme como uma rocha, em vez de uma pessoa com temperamento inconstante. Vale lembrar também que Pedro foi o discípulo que pediu para encontrar Jesus andando sobre as águas, conforme descrito no livro de Mateus 14:28.

Leia mais:

Procissão fluvial de São Pedro acontece nesta quarta-feira (29) em Manaus

Procissão de Corpus Christi reúne milhares de fiéis em Manaus

Igrejas cristãs realizam espetáculos para celebração da Páscoa em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *