×
Doação Responsável

Projeto da Ufam proporciona adoção responsável de cães e gatos neste domingo (10) 

Para mais informações, interessados podem acessar o perfil @projetonaufragos, no Instagram

Manaus (AM) – Devido ao grande número de animais abandonados no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o projeto de extensão ‘Náufragos’ vai realizar uma campanha para adoção de cães e gatos no próximo domingo (10), na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Assinpa), no conjunto Morada do Sol, Zona Centro-Sul de Manaus.

A campanha vai fazer parte da feira Tupissai. De acordo com a organizadora do Náufragos, Andrea Belém, tudo começou por causa do crescimento populacional desses animais em um local onde não poderia haver animais domésticos. Há, inclusive, um histórico de envenenamento de animais no campus universitário.

 “O campus tem sido usado como depósito por parte dos moradores do entorno do campus nos bairros Japiim e Coroado. [O abandono acontece] por servidores, terceirizados e alunos, além de pessoas que sabem que há voluntários aqui e acham que podem deixar os animais aqui porque “alguém vai cuidar”, o que é um grande equívoco”,

explicou Belém.

Além do abandono de animais, a organizadora destaca que essa prática também é crime. Entretanto, apesar de o campus ser vigiado por câmeras de segurança, nunca há uma testemunha quando é necessário ver os autores do crime.

“E temos ainda a falta de uma política institucional para coibir o abandono. Ninguém sabe, ninguém viu, apesar de haver câmeras de segurança por todo o campus”,

lamenta.

A organizadora diz que essa é a primeira tentativa do projeto em prol da campanha de adoção responsável de cães e gatos, estando 18 animais prontos para a ação. No local, apenas dois estarão presentes: as duas cadelinhas Filomena e Margarida. Os outros animais serão apresentados em um mural de fotos para que as pessoas possam ver e escolher o seu pet.

Todos os animais disponíveis para adoção responsável são castrados, vacinados, vermifugados e recebem microchip de identificação. Para mais informações, interessados podem acessar o perfil @projetonaufragos, no Instagram.

O projeto

O Náufragos é um projeto de extensão criado para sensibilizar a Administração Superior da Ufam (Reitoria/PCU), a comunidade acadêmica e a comunidade do entorno da Universidade (Coroado e Japiim) sobre o aumento exponencial de animais domésticos abandonados no campus. A ideia é criar uma política institucional sobre o assunto.

Por meio de cartazes, os animais aptos para adoção estão por todo o campus, no setor Sul e Norte. Algumas campanhas internas já foram realizadas com o intuito de diminuir o abandono no local.

Leia mais:

Hospital Delphina Aziz busca tutores para adoção de animais resgatados pelo Projeto Snoopy

ONG ‘Pegadas de Amor’ participa de feira de adoção de cães em Manaus

Com mais de 100 animais resgatados, associação incentiva adoção e carece de doações

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *