×
Inauguração

Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia é inaugurada e empossa patronos

Para o dia da posse, está prevista Sessão Solene, presidida pelo idealizador da Academia

Manaus (AM)- Com a finalidade de fortalecer o cultivo da língua, da literatura nacional, da arte e da cultura do Brasil e da região amazônica, a Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca) será efetivada e inaugurada, com posse dos 115 patronos imortais. A cerimônia acontece no próximo dia 3 de agosto, às 19h, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Idealizador e presidente da Alaca, Rômulo Sena, que é jornalista e escritor, explica que a Academia é uma instituição cultural, sediada no Amazonas, com o papel de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira. E que todos os seus membros indicados estão envolvidos nessas vertentes artísticas, com obras publicadas ou projetos em andamento.

“Os membros empossados na próxima semana são profissionais de diversas áreas, muitos, referências do mundo literário e cultural amazônico. Temos advogados, professores, jornalistas, médicos, economistas, além de desembargador e juiz, mas também estudante, diretor de escola rural, escritores de outros municípios do Amazonas. Todos serão membros efetivos e perpétuos, e sócios correspondentes do Brasil e estrangeiros. Serão os mais novos imortais da Amazônia”, declara Sena.

Para o dia da posse, está prevista Sessão Solene, presidida pelo idealizador da Academia. E os membros serão empossados vestidos com as pelerines (em substituição aos tradicionais fardões), próprias dos acadêmicos imortais, com direito a medalhas, diplomas e juramento coletivo, por meio de um orador.

Também será lançado, de forma digital, o livro “Do Sonho à Realidade”, organizado pelo próprio Rômulo Sena, e que contará a história de vida dos acadêmicos da Alaca.

“É o dia da aproximação dos artistas, dos escritores. Dia da construção e da reconstrução do conhecimento. Dia que marcará uma nova geração de imortais, que se reunirá ao longo dos anos para fortalecer a cultura amazônica”.

Quando se fala em imortal é por conta do rito de passagem de cadeira, que na Alaca será similar ao da Academia Brasileira de Letras (ABL). Se um Acadêmico falecer, a cadeira será declarada vaga em Sessão de Saudade, com posterior votação de outros candidatos para ocupar a cadeira desse patrono.

“Ninguém morrerá, mas ficará eternizado na memória da Academia da Amazônia”, finaliza o presidente da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia.

ALACA

Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) é uma instituição cultural que será inaugurada no dia 03 de agosto de 2022, com Solenidade de posse na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. É sediada no Amazonas, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacional da arte e cultura. Compõe-se a ALACA de membros efetivos e perpétuos, e sócios correspondentes do Brasil e estrangeiros.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Professora é eleita membro da Academia de Literatura, Arte de Cultura da Amazônia

Livro “As Charges de Miranda” é lançado em Manaus

Porto da Ceasa recebe show de Sandrinha Andrade

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. HOJE, SOU MEMBRO DA ALACA.
    JOÃO DA MATA CARDOZO DA SILVA (PROFESSOR, POETA, TEÓLOGO, ESCRITOR, COMPOSITOR, MÚSICO, PINTOR E CANTOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *