×
Parlamento

Deputados Federais e Senadores tomam posse nesta quarta (1º), em Brasília

Também acontecera as eleições das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Foto: Marcelo Casal Jr - agência brasil

Nesta quarta-feira (1) acontece em Brasília a posse de 513 deputados federais e 27 senadores eleitos nas eleições de 2022.  Também acontecera as eleições das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada uma das casas.

As posses devem acontecer em horários diferenciados. Os deputados federais tomarão posse em sessão às 10 horas, no plenário Ulysses Guimarães. À tarde, às 16h30, será iniciada a sessão para a eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio 2023/2024.

Já a posse dos 81 de senadores deve acontecer às 15h, no plenário. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031. Depois da posse, por volta de 16h, começa a reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.

Na quinta-feira (2), às 15h, haverá a sessão solene de abertura do ano legislativo. A solenidade é marcada pela leitura de mensagem do presidente da República, com as perspectivas para Câmara e Senado em relação à tramitação de propostas consideradas prioritárias pelo Poder Executivo.

Reforço na segurança

A retomada dos trabalhos legislativos contará com reforço na segurança em razão dos atos de vandalismo – no dia 8 de janeiro.

A Esplanada dos Ministérios terá o trânsito de veículos interrompido. Somente servidores, autoridades e convidados poderão acessar o espaço, com controle de credenciais feito por servidores dos órgãos responsáveis. Equipes de atendimento de emergência e combate a incêndios atuarão no local e haverá reforço nos efetivos das delegacias policiais.

A região da Esplanada será monitorada pelas forças de segurança do Distrito Federal por meio de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Leia mais

Arthur Lira tem apoio total da Bancada do AM para reeleição na Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *