×
Cultura

Cine Carmen Miranda exibe filmes do 19º Festival de Cinema Italiano, em Manaus

Ao todo serão 13 títulos, entre clássicos e recentes da Itália, de Sophia Loren a Roberto Benigni, inteiramente gratuitos

O Cine Carmen Miranda passa a exibir a partir de quinta-feira (14), 13 filmes do 19º Festival de Cinema Italiano, com acesso inteiramente gratuito.

Pelo terceiro ano, os títulos do Festival serão exibidos presencialmente e gratuitamente em mais de 80 cidades ao redor do Brasil, além da transmissão via streaming.

“O Humor do Cinema Italiano: de Totò a Roberto Benigni” é o nome da mostra retrospectiva, que consiste em um tributo aos grandes clássicos que construíram a história do cinema italiano, trazendo-nos de volta as raízes de uma tradição cinematográfica que influenciou gerações de cineastas ao redor do mundo.

O Cine Carmen Miranda funciona na Rua do Congresso. nº 10, Praça do Congresso, Centro, e conta com apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo. Também no local funciona o Bistrô da Carmen, com comidinhas, bebidas e pipocas.

Programação da Semana

Quinta-feira — Dia 14/11/24

18h – O ouro de Nápoles

Itália, 1954, 138 minutos, comédia/drama, direção de Vittorio de Sica, com Totò, Sophia Loren)

Sinopse

Seis histórias incomuns descrevem um pouco a cidade de Nápoles: uma vendedora de pizza com humor instável, que perdeu o anel de noivado; uma prostituta que se casa; um palhaço que tem sua vida explorada por um gangster; um jogador fracassado; um professor que diz vender sabedoria; o funeral de uma criança morta.

20h30 – Toquinho: Encontros e um violão

O documentário foi escolhido pela Embaixada da Itália para compor as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiano no Brasil

Direção: Erica Bernardini. Elenco: Toquinho, Ornella Vanoni, Pedro Bial, Ivan Lins, Roberto Rivellino, Jane Duboc. País: Brasil / Itália Ano: 2024. Duração: 90 minutos. Gênero: Documentário

Sinopse

Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revivi momentos marcantes da carreira de Toquinho. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.

Este ano, o festival oferece tanto filmes inéditos no Brasil quanto uma retrospectiva temática do cinema italiano.  A mostra de inéditos reúne obras produzidas entre 2023 e 2024, muitas das quais já apareceram em festivais internacionais, como Veneza e Cannes. Alguns dos títulos são: Mais um verão em família de Paolo Virzí, 2024; Eu capitão, de Matteo Garrone, 2023; Romeu e Julieta, de Giovanni Veronesi, 2024.

Sexta-feira – Dia 15/11/24

18h – Parece bastante Paris

Direção: Leonardo Pieraccioni. Elenco: Leonardo Pieraccioni, Chiara Francini, Nino Frassica, Giulia Bevilacqua. País: Itália / Ano: 2024. Duração: 90 minutos. Gênero: Comédia

Sinopse

Para realizar o desejo nunca concretizado de um pai muito doente (Nino Frassica), que sempre quis fazer uma viagem a Paris com os filhos (Leonardo Pieraccioni, Chiara Francini, Giulia Bevilacqua), três irmãos, que não se falam há cinco anos, embarcam em uma aventura inusitada. Sem poder afastar o pai da estrutura hospitalar, eles simulam uma viagem de Florença a Paris a bordo de um camper, que, na verdade, nunca sai de um haras.

O que começa como uma farsa para agradar o pai se transforma em uma jornada de reconciliação, cheia e momentos hilários e emocionantes, à medida que os irmãos tentam se reaproximar e resolver antigas mágoas.

Afinal, com o motor da imaginação, milhares de quilômetros podem ser percorridos. E se não podemos ir a Paris, Paris pode vir até nós!

19h30 – O pequeno diabo

Ano de produção: 1988. Direção: Roberto Benigni. Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli. Duração: 1h 50min. Gênero: Comédia/Fantasia

Sinopse

Roberto Benigni (Giuditta) é o diabo em pessoa. Cansado da sua vida monótona no inferno, viaja até à terra e apodera-se do corpo de uma mulher. Um padre provinciano, Maurice (Walter Matthau), é chamado para praticar um exorcismo.

O diabo revela-se e, relutante em regressar a casa, resolve esconder-se na igreja, infernizando a vida do padre Maurice. Uma comédia irreverente realizada e interpretada por Roberto Benigni, vista como um contraponto do filme As Asas do Desejo de Wim Wenders, onde o diabo é aquele que quer penetrar o corpo de quem ama.

Sábado – Dia 16/11/24

18h – Onde passaremos as férias?

Direção: Alberto Sordi, Mauro Bolognini, Luciano Salce. Elenco: Alberto Sordi, Ugo Tognazzi, Paolo Villaggio, Anna Longhi. País: Itália. Ano: 1978. Duração: 1h 55min. Gênero: Comédia

Sinopse

Três episódios conectados pelo tema comum das férias. As férias de Tognazzi (sketch de Bolognini) começam mal: a jovem amante o abandona, mas sua ex-esposa parece disposta a uma reaproximação, ainda que temporária.

No entanto, uma série de circunstâncias impedem os dois de irem para a cama juntos. No segundo episódio, o organizador de um safári se envolve em um crime por causa de uma mulher sedutora.

A terceira história é a mais divertida: Sordi, um fruticultor romano de meia-idade, é convencido, junto com sua corpulenta esposa, a fazer umas “férias inteligentes” organizadas pelos filhos esnobes.

Curiosidades

Primeiro papel no cinema para Anna Longhi. Antes disso, ela trabalhou como costureira em Il tassinaro (1983) de Sordi, que a quis ao seu lado na sequência Un tassinarodi a New York (1987), em que interpretaram novamente um casal.

Prêmios

O filme ganhou dois prêmios internacionais: 1975: Vencedor do Bambi Awards (Alemanha) na categoria Film -International

1975: Vencedor do Golden Screen (Alemanha) como melhor filme

Classificação: 16 anos

20h – Eu, capitão

Direção: Matteo Garrone. Elenco: Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo. País: Itália / Bélgica. Ano: 2023. Duração: 121 minutos. Gênero: Drama

Sinopse

O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.

Prêmios e Festivais:

Foi, sem dúvida, o filme italiano mais importante de 2023. Leão de Prata do Festival de Veneza 2023. Nomeação ao OSCAR 2024 Melhor Filme Estrangeiro.

Nomeação ao Golden Globe 2024 Melhor Filme Estrangeiro. David de Donatello 2024: 7 Prêmios, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor. Nastri d’Argento 2024: 6 Prêmios, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor. The Golden Globe Awards 2024: indicações para melhor filme em idioma diferente do inglês. EFA – European Film Awards 2023: Nomeações para Filme Europeu. O filme já participou em mais de 30 festivais em todo mundo.

Classificação: 16 anos

*Com informações da assessoria

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *