Líder da bancada federal amazonense, o senador Omar Aziz (PSD-AM) recebeu um convite para almoçar com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (13), data em que o parlamentar comemora aniversário. O convite ocorre dias após Aziz criticar o veto presidencial que inviabiliza a repavimentação da BR-319, uma das principais demandas da bancada do Amazonas.
Omar Aziz é considerado um dos principais aliados do governo no Senado, mas recentemente se posicionou de forma contundente contra o “PL da devastação”, projeto que altera as regras do licenciamento ambiental e foi aprovado pelo Congresso Nacional.
Lula vetou 63 dispositivos da proposta, incluindo pontos que afetam diretamente interesses do Amazonas, especialmente no que diz respeito à ligação rodoviária entre Manaus e Porto Velho.
O veto gerou insatisfação não apenas em Aziz, mas também em outros parlamentares da região, como o senador Eduardo Braga (MDB-AM), também aliado do presidente, que afirmou “lutar pela derrubada do veto”. A BR-319 é vista como estratégica para reduzir o isolamento da Região Norte e impulsionar o escoamento de produção.
A coincidência entre o convite para o almoço e a data de aniversário de Aziz, segundo fontes políticas, vai além da cortesia. O gesto de Lula é interpretado como uma tentativa de aproximação e diálogo em meio à tensão provocada pelos vetos.
Leia mais:
Omar Aziz critica vetos à BR-319 e cobra celeridade do Congresso para derrubá-los
