O presidente do Boi Garantido, Fred Góes, afirmou nesta sexta-feira (26), durante a abertura do Festival de Parintins 2026, que o governo federal não realizou o repasse de R$ 5 milhões previsto para cada boi-bumbá neste ano.
Segundo ele, o recurso era viabilizado por meio de um fundo ligado ao Ministério do Turismo, utilizado em edições anteriores do festival. No entanto, o mecanismo não foi mantido em 2026.
Fundo do Turismo foi encerrado, diz presidente
Fred Góes explicou que o modelo de financiamento já havia sido utilizado nos últimos anos, mas deixou de existir.
“Existia um fundo que era do Ministério do Turismo, que foi utilizado pelos dois bois. O Ministério liberou em 2024 e 2025, mas esse fundo se esgotou, ele encerrou. Houve uma série de viagens a Brasília para tentar contornar isso para este ano, mas ficou inviável pelo tempo“, afirmou Fred Góes em entrevista à Rede Onda Digital.
Além disso, o dirigente destacou que houve tentativas de articulação em Brasília, porém sem tempo hábil para garantir a continuidade do repasse.
Preparação do Garantido não foi afetada
Apesar da ausência do recurso federal, o presidente do Garantido afirmou que a preparação do boi não foi prejudicada.
De acordo com ele, a agremiação conseguiu concluir todas as etapas de planejamento para as apresentações no Bumbódromo por meio de outras fontes de financiamento.
Assim, o espetáculo foi mantido conforme o previsto para as três noites do festival.
Entenda o modelo de repasse federal
Nos últimos anos, o apoio da União ao Festival de Parintins era realizado por meio de um fundo do Ministério do Turismo, destinado a fortalecer a principal manifestação cultural da Região Norte.
Segundo Fred Góes, o fundo foi utilizado em 2024 e 2025. Entretanto, ele deixou de operar em 2026, o que obrigou os bois-bumbás a buscar novas alternativas de financiamento.
Autoridades não se manifestaram
Até a publicação desta reportagem, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga não haviam comentado publicamente a ausência do repasse federal citada pelo presidente do Garantido.
Também não havia posicionamento oficial do governo federal sobre o caso.
Na quinta-feira (25), os bois Caprichoso e Garantido, junto à Prefeitura de Parintins, divulgaram uma nota conjunta destacando a importância da parceria com o Governo Federal. No entanto, o texto não confirmou se o repasse previsto para este ano havia sido efetivado.
Leia mais:
