Fonte: OpenWeather

    Interior do Amazonas


    Boca do Acre decreta situação de emergência por cheia do rio Purus

    Mais de 1 mil famílias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil e a qualquer momento podem ser encaminhadas para um abrigo no município

    Defesa Civil do Município acompanha a situação das famílias
    Defesa Civil do Município acompanha a situação das famílias | Foto: Romário Vieira/Divulgação

    Manaus - O nível do rio Purus, em Boca do Acre (município distante 1.028 km de Manaus) continua subindo e apresentando pontos de alagamento no município. Um dos fatores mais preocupantes nesse período são as residências que ficam às margens do rio, que correm risco iminente de desmoronamento por conta de um fenômeno conhecido como "terras caídas". Isso ocorre por conta de deslizamento de encostas em áreas onde há imóveis.

    Todos os anos várias famílias são atingidas pelas cheia do rio Purus, e esse ano não está diferente. Segundo um levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal (DCM), somente na área urbana da cidade são mais de 1 mil famílias em áreas afetadas pela enchente.

    Estão sendo realizados cadastros de famílias afetadas. Até as 12h de hoje, o nível do rio em Boca do Acre está 19 metros e 24 centímetros acima do normal. 

    Boca do Acre fica a 1.028 km de Manaus
    Boca do Acre fica a 1.028 km de Manaus | Foto: Romário Vieira/Divulgação

    Uma reunião foi realizada por representantes do poder público, na manhã desta quarta-feira (20), para traçar metas sobre o plano de contingência.

    Equipes da DCM seguem atuando no atendimento a ocorrências e monitorando as áreas de risco. Para intensificar os trabalhos, foram montadas tendas em lugares estratégicos da cidade com um efetivo de plantão para prestar socorro às famílias prejudicadas pela cheia. Em caso de situações emergenciais, todos serão encaminhados ao Parque de Exposição, um lugar preparado para abrigar as vítimas do manancial.

    Nível do rio está mais de 19 metros acima do normal
    Nível do rio está mais de 19 metros acima do normal | Foto: Romário Vieira/Divulgação

    Ontem, dia 19 de janeiro, a prefeitura decretou situação de emergência em Boca do Acre devido às inundações. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

    "Fica declarada Situação de Emergência nas áreas do Município contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como INUNDAÇÕES - COBRADE nº 1.2.1.0.0, conforme IN/MI nº 02/2016", diz um trecho da publicação que já está no DOM".

    *Colaborou voluntariamente Romário Vieira

    Edição: Isac Sharlon

    Leia mais:

    Cheia do Rio Purus deixa Boca do Acre em estado de alerta

    18 municípios em 'Estado de Atenção' por conta da cheia dos rios no AM

    Apesar de previsão de cheia nos rios, clima não terá alterações no AM