Fonte: OpenWeather

    Chuva


    Durante a chuva, muro desaba e gera risco a casas em Manaus

    Residências foram invadidas pela água da chuva na madrugada e manhã desta quarta-feira (15), no bairro Raiz

    Moradores tiveram casas tomadas por barro e água | Autor: Divulgação
    Moradores tiveram casas tomadas por barro e água | Autor: Divulgação

    Manaus - Moradores da Vila São Benedito, localizada na avenida Tefé, bairro Raiz, Zona Sul de Manaus, fizeram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (15) pedindo providências quanto a situação deles. A água proveniente da forte chuva invadiu casas e chegou a derrubar um muro no local.

    De acordo com o José Ribamar, de 50 anos, morador vizinho à Vila, a força da água da chuva foi tão forte que levantou o assoalho de um dos apartamentos e acabou fazendo um buraco no local.  

    “A água veio por debaixo. Como não tinha por onde sair, acabou fazendo esse buraco. E arrancou tudo pela frente. O muro foi derrubado e a porta da casa entortou. Foi enchendo de lama a Vila porque veio por debaixo dessa casa”, relata o senhor.

    Força da água quase levou porta de apartamento situado na Zona Sul
    Força da água quase levou porta de apartamento situado na Zona Sul | Foto: Marcely Gomes

    Moradora vizinha à construção, a auxiliar de serviços gerais, Marcleide Silva, de 36 anos, não dormiu esta noite, preocupada com um possível desabamento da casa vizinha.

    “A chuva começou por volta das 2h da manhã. Não dormimos mais com medo dessa casa desabar e cair em cima da minha. A água vem por debaixo da casa da frente e entra até a minha residência”, conta.

    Segundo ela, a chuva não precisa ser forte para gerar o alerta no local. Ela diz que perdeu o dia de trabalho, pois precisou limpar a casa e ficar atenta para uma nova ocorrência como essa.

    Moradores limpava as casas e contabilizavam prejuízos no final da manhã desta quarta-feira
    Moradores limpava as casas e contabilizavam prejuízos no final da manhã desta quarta-feira | Foto: Marcely Gomes

    A empresária Bruna Araújo, de 23 anos, morava junto com o marido no apartamento onde abriu o buraco por conta da água. Conforme os moradores da vila, o casal foi o primeiro prejudicado na região.

    Na última sexta (10), o apartamento inundou. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde que eles se mudaram para o imóvel há três anos. Na ocasião, o cachorro Bob avisou, com latidos fortes, os donos sobre a água que estava entrando na residência. Nesse dia, eles dormiram na casa de vizinhos.

    “O moço da Defesa Civil falou que o perigo era ceder o piso, o que realmente aconteceu hoje. Nos mudamos na madrugada de sábado para outro apartamento na mesma vila. A água entrou nesse novo apartamento mas não tanto quanto lá. Aqui, só perdemos o guarda-roupa, se ainda estivéssemos nesse primeiro apartamento teríamos perdido tudo”, relata.

    Moradores avaliam situação da Vila após forte chuva em Manaus
    Moradores avaliam situação da Vila após forte chuva em Manaus | Foto: Marcely Gomes

    Aproximadamente trinta famílias vivem na Vila e eles atribuem o alagamento a uma obra da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) na avenida Tefé, em frente ao local. Com a água da chuva, muito entulho e barro desceram a rua principal da Vila. Na última casa, os moradores cavaram um buraco de emergência para a água escoar.

    Em nota, a Seminf informou que está atuando na área que alagou devido a uma rede de drenagem profunda antiga não suportar mais o fluxo de águas pluviais por conta da construção de casas irregulares no local.

    “A pasta já constatou o problema e iniciou a construção de uma nova rede de tubulação de 30 metros. Os serviços foram interrompidos por conta da forte chuva que atingiu a cidade, mas já foram retomados e devem ser concluídos até o fim deste mês”, diz a nota.

    O desabamento do muro da Vila está no relatório de ocorrências da Defesa Civil do Município e deverá ser atendido até o final do dia. De acordo com a pasta, choveu 86,2 mm de média para a capital até o fechamento desta matéria.

    Edição: Isac Sharlon

    Leia Mais 

    Receba as principais notícias do Portal Em Tempo direto no Whatsapp. Clique aqui!

    Chuva castiga Manaus; Defesa Civil registra 11 ocorrências

    Forte chuva deixa ruas alagadas em vários pontos de Manaus